quinta-feira, 5 de maio de 2011

ASSIS

Saindo de Siena seguimos rumo a Assis. a cidade onde nasceu São Francisco de Assis em 1208.
Eu estudei num colégio da Ordem das Clarissas Franciscanas e sempre ouvi as histórias do Santo protetor dos animais e que pautou sua vida pela simplicidade e pela fé. 
Assis  é uma cidade pequena, com cerca de 5 mil habitantes residentes no entornao da Basílica e mais uns 20 mil na zona rural.
O conjunto arquitetônico composto pelo mosteiro franciscano, a basílica superior e inferior ficaram prontos em 1253, logo depois da canonização do Santo.
Quando nos aproximamos do monte onde a cidade está construída, vimos uma mancha clara na montanha, que aos poucos foi tomando a forma da cidade, com seu casario medieval, as casas de pedra e as torres das igrejas. O dia claro facilitou a observação e o deslumbramento com a paisagem espetacular.
Nas duas  Basílicas os afrescos de Giotto e seu discípulo Cimabue contam a vida de São Francisco e deixam a sensação de estarmos num museu tamanha a quantidade de obras de arte. A arquitetura das igrejas é muito arrojada para a época e local de difícil acesso impressiona. 
Em 1997 a região da Úmbria foi sacudida por um terremoto bastante forte que destruiu parte da basílica e alguns preciosos afrescos, deixando a igreja fechada por dois anos. Nesse terremoto morreram quatro pessoas.
Logo ao chegarmos, almoçamos em um simpático restaurante e tratamos de apreciar as belezas locais. 

 ENTRADA DA CIDADE, SUAS LADEIRAS E A FÉ DOS MORADORES ESTAMPADAS NOS PRÉDIOS DE MORADIA
 SUBINDO PARA A BASÍLICA SUPERIOR
 A BELÍSSIMA VISTA QUE SE DESCORTINA DO PÁTIO DA BASÍLICA


 DEPOIS DE DESCERMOS O DESCANSO DOS GUERREIROS  NA FRENTE DE ALGUMAS LOJINHAS DE SOUVENIRS 

Não nos demoramos muito em Assis, mas o que vimos valeu a viagem. A infra estrutura para turistas é muito boa com banheiros ótimos, lojas, e restaurantes muito bons. 





Vista de Assis.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

SIENA

LADEIRAS E O ASPECTO MEDIEVAL DE SIENA LEVAM MILHÕES DE TURISTAS À  CIDADE TODOS OS ANOS. ABAIXO UMA PIZZA GIGANTE.


Siena fica a pouco mais de 50 quilômetros de Florença. Logo após o café da manhã saímos para um dia de "dolor", como diz a nossa guia espanhola. Dias de "glória" são os que passamos dentro do ônibus viajando...
Siena teve o primeiro sistema bancário da Itália e tem uma das Catedrais consideradas das mais bonitas da Europa. Em 1555 Siena caiu sob a dominação espanhola e foi governada pelos Visconti. A cidade pagava uma "propina" aos papas de então e, quando cessou o pagamento, a cidade foi excomungada pela Igreja Católica.
As colinas de Chiantti, cobertas de vinhedos, são encantadoras. Na abadia de um  Monastério que avistamos ao longe, se faz um dos melhores vinhos da região. por ali se cultiva o açafrão e o funghi, largamente consumido com as massas italianas. São cogumelos, de sabores e aromas variados e que frescos ou secos vão bem em molhos e carnes. Os pés de pêra totalmente floridos, enfeitam as margens da estrada.
As pequeninas cidades Toscanas vão se apresentando diante dos nossos olhos. A maior parte no alto das colinas, cercadas de velhos ciprestes. Alguns campos sem cultivo aparente, estradas de ferro modernas, pequenas fábricas  de salames, salsichas e do famosos presunto de javali.
A estrada é estreita, com pouco movimento e bem cuidada. Atravessamos alguns túneis e avistamos   as entradas para cidadezinhas como San Donato e Badesse.
Siena é uma cidade cheia de ladeiras, com grandes pedras no calçamento das ruas, o que torna a caminhada um pouco penosa. Tudo é tombado,  já que é considerada Patrimônio da Humanidade.
A Praça do Campo  é onde acontece a tradicional festa do Pálio entre julho e agosto, e cavaleiros  e seus belos cavalos, representando os 16 bairros de Siena, vestidos como em épocas medievais desfilam, na praça que tem a  forma de leque, para delírio de moradores e turistas. Eles carregam grandes bandeiras tocam-se tambores e as janelas se ornam para recepcioná-los.
Visitamos a Igreja de Santa Catherine, onde as relíquias da Santa estão expostas. É uma enorme igreja, bonita, mas sem o esplendor de outras que visitamos por aqui.  Andando pelos becos e ladeiras chegamos à Catedral de Santa Maria de Scala que, esta sim, é absolutamente surpreendente. Os trabalhos em mármore na sua fachada já valem a visita.


A PIAZZA DEL CAMPO E SUAS CONSTRUÇÕES AVERMELHADAS

A CABEÇA DE UM JAVALI ANUNCIA QUE ALI TEM-SE A PORCHETTA E O PRESUNTO FAMOSO



OS TRABALHOS DA FACHADA DA CATEDRAL DE SANTA MARIA DELLA SCALA SURPREENDEM PELA DELICADEZA DO MÁRMORE ENTALHADO COM PERFEIÇÃO.

A PORTA É UMA OBRA DE ARTE.

OBSERVEM AS CORES DELICADAS E OS DETALHES DO MÁRMORE ENTALHADO.

ESSE PISO É LINDÍSSIMO. ARTE FEITA EM MÁRMORE.

DETALHE DA TORRE NA PIAZZA DEL CAMPO ONDE SE REALIZA A FESTA DO PÁLIO.


RESTAURANTE NA ENORME PRAÇA. UM BOM CAFÉ  NO DIA FRIO CAIU BEM...
Posted by Picasa

terça-feira, 3 de maio de 2011

FIRENZE- MERCATO SAN LORENZO

Essas carnes não me apeteceram nem um pouquinho. O que será que se faz com nervos de boi???

A visita ao Mercado San Lorenzo em Florença é assunto para vários posts. É bastante antigo e abastece a cidade de frutas, carnes, peixes, legumes e verduras. Passeando pelos corredores largos e iluminados, ia vendo tudo que faz a alegria dos cuinaristas de plantão... Eu, Leo, Felipe. As cores vibrantes das pimentas, o verde do abacate, as frutas que nem conheço... Tudo lindo!

Queijos parmigiano reggiano, grana padano, parmezon... Meu Deus! Quero me perder nessa banca.
Sou queijólatra assumida....
Olha a quantidade de frutas secas e cristalizadas. Comprei um pacotinho de doce de tomates cerejas, cobertos de açúcar de confeiteiro. Que delícia!

.
Funghi de todos os tipos enchem o ar com um perfume incrível. Quero risoto de porcini!

Tomates secos grandes, pequenos, em flocos, em pó... É à escolha do freguês. Tudo lindo, colorido, perfumado. Pena não poder trazer de tudo um pouco... Aqui tem um pouco de cada região da Itália para ser degustado mansamente.

Nessa banca tinha até castanha do Pará... Nozes da Amazônia....

Posted by Picasa

segunda-feira, 2 de maio de 2011

FLORENÇA - CONTINUANDO

SANTA MARIA DEL FIORE SE APRESENTA COMO UMA OBRA ARQUITETÔNICA FABULOSA. OS DETALHES EN MÁRMORE COLORIDO DA FACHADA SÃO A PROVA DA GENIALIDADE DOS ARTISTAS DO RENASCIMENTO
















A PORTA DO PARAÍSO. TODA EM OURO, HOJE ESTÁ PROTEGIDA POR UMA GRADE, MAS FICA EM FRENTE À IGREJA E É A PORTA  DO BATISTÉRIO. ABAIXO DETALHE DO ALTO RELEVO




Posted by Picasa

FLORENÇA / FIRENZE















Estive em Florença há alguns anos e, à época, questionei a quantidade de obras de arte em uma única cidade. Incrível! Respira-se arte em todas s praças, em todos os inúmeros museus, no traçado das ruas ruas, a arquitetura, nas catedrais magníficas, nas pontes, nos jardins elaborados...
Hoje Firenze não possui mais muralhas, pois com o fim da segunda guerra elas foram ao chão para mostrar que ali estava uma cidade aberta a todos os povos.
A capital da Toscana é pequena, apenas 300 mil habitantes, mas recebe milhões de turistas de todo o mundo que aqui vêem para ver a cidade de Dante Alighieri e de tantos outros gênios.
Os ônibus não podem transitar na parte histórica e... como toda a cidade tem algo que remonta há séculos, ficamos bem longe do que queríamos ver.
Todos os prédios e edifícios têm um tom avermelhado ou, no muito, um marrom meio ocre. Florença é  o berço do Renascimento  e uma jóia encravada em meio a terras Toscanas.
A Flor de Liz é o símbolo máximo da cidade que é cenário de obras de artistas como Michelângelo, Da Vinci, Giotto, Botticellli, Donatelo, Raphael e tantos outros.
Destacam-se as diversas e belíssimas catedrais de épocas e estilos diferentes.
Ficamos hospedados no Hollidau Inn Firenze. Para padrôes turísticos europeus o hotel é bem confortável.com um café da manhã correto. Fica nos arredores da cidade um táxi sai por uns 20 Euro e conta com ônibus bem próximo do hotel.


Posted by Picasa