domingo, 26 de abril de 2009

Paulo Coelho


Quando eu fui à Europa, em 1997, nosso guia, um espanhol grandalhão chamado Juan, pediu para falar um pouco sobre um autor brasileiro, já que, naquele momento, próximo à cidade de Castilho, cruzávamos o Rio Piedra. Começou fazendo uma explanação sobre a obra do Paulo Coelho e fez tantos elogios ao autor que ficamos assombrados. Disse que os brasileiros esnobavam o autor porque ele fazia um tipo de literatura que não era propriamente acadêmica, mas que, com toda a certeza, era um dos maiores escritores do mundo. E o cara não era pouca porcaria, não. Era historiador com especialização em Histórias das Grandes Guerras, falava cinco idiomas e era restaurador de livros raros para os grandes Museus da Europa.
Em todas as viagens que fiz, vi nas livrarias de Aeroportos e Shoppings, livros dele nas vitrines e estantes: São Pettersburgo, Helsinque, Tallin, Roma, Amsterdam, Paris... Na França então.... Parecia uma mania nacional.
Há algum tempo, vi uma série de reportagens no Fantástico, onde o Paulo Coelho viajava com a repórter Glória Maria, pela Transiberiana, atendendo centenas de pessoas, que eram seus fãs, nos confins do mundo. Claro que tem o mérito de ter feito muita gente começar a gostar de ler. Gente qu nunca leu um livro sequer, começou a se interessar pela obra do escritor e passou a ler, no ônibus, no metrô, no intervalo do trabalho, na hora do almoço... Torci muito por ele quando disputou a cadeira na ABL. Mas realmente....realmente.... não gosto dos livros dele. Cheguei a ler o "Alquimista" e "Às margens do Rio Piedra eu sentei e chorei". Comecei uns outros dois ou três, mas.... Acho que é questão de estilo. Prefiro o Stephen King. Pra falar a verdade, sei que estou numa fase meio "burrinha"... Só quero saber de ler coisas que me divertem. Nada que me faça pensar muito. Por que será?????