Eu estudei num colégio da Ordem das Clarissas Franciscanas e sempre ouvi as histórias do Santo protetor dos animais e que pautou sua vida pela simplicidade e pela fé.
Assis é uma cidade pequena, com cerca de 5 mil habitantes residentes no entornao da Basílica e mais uns 20 mil na zona rural.
O conjunto arquitetônico composto pelo mosteiro franciscano, a basílica superior e inferior ficaram prontos em 1253, logo depois da canonização do Santo.
Quando nos aproximamos do monte onde a cidade está construída, vimos uma mancha clara na montanha, que aos poucos foi tomando a forma da cidade, com seu casario medieval, as casas de pedra e as torres das igrejas. O dia claro facilitou a observação e o deslumbramento com a paisagem espetacular.
Nas duas Basílicas os afrescos de Giotto e seu discípulo Cimabue contam a vida de São Francisco e deixam a sensação de estarmos num museu tamanha a quantidade de obras de arte. A arquitetura das igrejas é muito arrojada para a época e local de difícil acesso impressiona.
Em 1997 a região da Úmbria foi sacudida por um terremoto bastante forte que destruiu parte da basílica e alguns preciosos afrescos, deixando a igreja fechada por dois anos. Nesse terremoto morreram quatro pessoas.
Logo ao chegarmos, almoçamos em um simpático restaurante e tratamos de apreciar as belezas locais.
ENTRADA DA CIDADE, SUAS LADEIRAS E A FÉ DOS MORADORES ESTAMPADAS NOS PRÉDIOS DE MORADIA
SUBINDO PARA A BASÍLICA SUPERIOR
A BELÍSSIMA VISTA QUE SE DESCORTINA DO PÁTIO DA BASÍLICA
DEPOIS DE DESCERMOS O DESCANSO DOS GUERREIROS NA FRENTE DE ALGUMAS LOJINHAS DE SOUVENIRS
Não nos demoramos muito em Assis, mas o que vimos valeu a viagem. A infra estrutura para turistas é muito boa com banheiros ótimos, lojas, e restaurantes muito bons.