quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

SERRAS GAÚCHAS - Até breve...


"A melhor viagem, como os melhores romances, nunca terminam realmente...."
Pela primeira vez coloco no Blog as impressões de viagem que sempre deixei em agendas e cadernetas. Poucas vezes encadernei algum registro, a não ser quando fiz viagens maiores. Hoje, quando resolvi "editar" alguma coisa que estava errada ou incompleta tirei alguns posts da ordem cronológica e não consegui voltar para a ordem correta. Depois vou tentar novamente. O ideal é começar lendo o relato "Viajando Outra Vez" e ir viajando comigo pelas Serras Gaúchas.... Verde-amarelo(Curitiba) ficou antes ....Fazer o quê ????

TREZE TÍLIAS - Despedida

Após o café da manhã, descemos para o centrinho de Treze Tílias a pé. A cidade conta com um serviço de táxi. Quatro.
Tiramos algumas fotos, admiramos os jardins e as jardineiras floridas e voltamos pro hotel. De táxi. Conseguimos!
Após o almoço, fomos brindados por um show típico austríaco. O gaiteiro era o mesmo do Parque Linderdorf. Walter é o nome dele. O homem é multifuncional: toca sax, gaita de fole, é o construtor da mini-cidade, serve no restaurante, recebe os turistas....(é esse de colete). Bastante divertido a apresentação de danças típicas do Tirol, com gente bonita e bem humorada.
Posted by Picasa

TREZE TÍLIAS -Reciclando e Enfeitando a Cidade

Toda a cidade ainda decorada para o Natal, mostrou preocupação ecológica, usando material reciclado e muita criatividade em seus enfeitesPosted by Picasa

TREZE TÍLIAS - Explosão em Tons de Verde

Vimos algumas dessas árvores na cidade, mas essa impresionou todo mundo...Posted by Picasa

TREZE TÍLIAS - Carpas Recebendo Carinho

Em busca de ração os peixes perdem o medo do homem...Posted by Picasa

TREZE TÍLIAS - Parque Linderdorf

Fizemos um belo passeio de "trenzinho ", conduzido por um italiano engraçado e irreverente. É um professor aposentado que modificou um velho caminhão para conduzir os turistas. Pàra, em qualquer lugar, vira-se para os passageiros e conta uma piada. Imediatamente, retoma o caminho. Próximo a uma cachoeira, embicou o veículo pra dentro d'agua e deu um susto em todos nós. A passageira que estava no lado externo, não se apertou e abriu a sombrinha mostrando presença de espírito e divertindo os companheiros de viagem.
O Parque Linderdorf é lindo. Avestruzes, capivaras, flores, uma réplica da cidade em miniatura, lagos, peixes, música, strudel quentinho servido com sorvete... Acho que não estamos no Brasil. Deve haver algum engano...Posted by Picasa

TREZE TÍLIAS - Park Hotel

No nosso primeiro almoço teve chucrutes e salsichão apimentado. Estamos mesmo na Alemanha? Áustria?Posted by Picasa

TREZE TÍLIAS - Casario Alpino



As casas são grandes, confortáveis, pintadas de branco e todas no mais puro estilo alpino, com belos e floridos jardins... A tília é uma árvore originária do hemisfério norte, mas que pode ser encontrada na cidade em praças e jardins, assim como vários tipos de pinheiros europeus. A araucária é abundante na região e, algumas já centenárias, estão nos jardins do hotel, onde ficamos hospedados.
Posted by Picasa

TREZE TÍLIAS, o Tirol Brasileiro


Saímos de Gramado às 23:00h e chegamos ao Portal de Treze Tílias já com sol quente e dia claro. A cidade é o Tirol Austríaco em terra brasílis. São
5 700 habitantes; 30% de origem italiana e o restante de origem austríaca. O alemão é ensinado nas escolas desde o pré-primário e na cidade não existem escolas particulares. Oitocentos jovens estão na Áustria, trabalhando e estudando e certamente voltarão para cá. A prefeitura paga o transporte noturno para que muitos estudantes façam faculdade em Joaçaba e Herval D'Oeste. Fomos direto para o hotel, uma grande construção alpina, no alto de uma colina. É da Rede Bristol : Treze Tílias Park Hotel, com piscinas de águas termais, salões de jogos, lojas, saunas e lindos jardins. Uma guia vestida de tirolesa nos deu as principais informações da cidade, nos levou para darmos um pequeno giro: hospital, igreja, praça, consulado austríaco, lojas dos escultores e de artesanato, secretaria de turismo, malharias.... Na cidade, são mais de quarenta escultores. O trabalho deles é marcante na identidade cultural de Treze Tílias. Os santos e talhas em madeira estão expostos em lojas bastante luxuosas. Os preços são salgados, mas as obras são de grandes mestres.

GRAMADO - Café Colonial


O Café Colonial Bela Vista é uma linda casa em estilo germânico. Logo que chegamos o garçon nos encaminhou a uma grande mesa já arrumada para nos receber e, imediatamente, dezenas de pratos com toda a sorte de coisinhas gostosas começaram a chegar, para desespero do Danilo. Queijos, frios, bolinhos, geléias, pastas, carnes, cremes, bolos, biscoitos, torradas, pizzas, docinhos, tortinhas, vinhos, suco de uva, café, leite, chocolate, chá.... Socorro! Tudo em pequenas quantidades, em pratinhos ou tigelinhas delicadas... Mas muita coisa... Absurdo! Quando não aguentávamos mais ver tantas iguarias à nossa frente, o gerente gentilmente nos convidou para degustar vinte e cinco, isso mesmo, vinte e cinco qualidades de tortas doces que estavam numa vitrine refrigerada... lindas! Cheias de chantily, cremes, frutas, caldas, raspas de chocolate. Mas... Só mesmo em outra vinda ao sul. desta vez não onseguimos. Por motivos óbvios.

GRAMADO - Casa do Papai Noel

Chegamos com o dia claro.
O Alojamento do Papai Noel , onde ficam vários beliches rústicos, cobertos com colchas de motivos natalinas é um caso à parte. É ali que dormem os participantes da Convenção Anual de Papais Noéis de todo o mundo. No varal podemos ver as roupas do Bom Velhinho secando ao sol. Olhe o charme da cueca de bolinhas... Na garagem, alguns carros com as cores do Natal e recheados de presentes, acendem a imaginação. Um Ford 29 faz a alegria dos papais e mamães. Ainda tem o Chalé dos Ursos, a Casa das Bonecas, a Árvore dos Desejos, a Praça de Neve, e muito mais atrações para adultos e crianças viverem o sonho e a certeza da existência do Papai Noel.
Vimos um Papai Noel de verdade atendendo aos visitantes e tirando fotos, um cantinho onde chupetas e mamadeiras são deixados para que os presentes cheguem no dia de Natal, brinquedos coloridos espalhados num imenso gramado, uma loja de artigos natalinos (onde tudo é caríssimo) e, finalmente, as milhares de luzes dessa Aldeia se acenderem iluminando nossas mentes onde a fantasia ainda é possível...
Posted by Picasa

GRAMADO - Aldeia do Papai Noel




A Mansão Knorr, data de 1940 e está no meio de um grande parque, com altas e exóticas árvores trazidas da Alemanha pelo proprietário das terras, que ali vivia com sua esposa. Hoje transformou-se na Aldeia do Papai Noel. Tudo é projetado para que o Papai Noel se sinta em casa. Um grupo de quatro renas estão ali, bem aclimatadas e até "treino de vôo" elas têm diariamente, segundo a placa que informa a rotina dos bichos... A fábrica de brinquedos é uma orgia de cores e luzes, como se pode ver nessa foto, que registra um pequeno cantinho do enorme galpão, onde gnomos e ajudantes preparam os brinquedos a serem entregues para as crianças de todo o mundo.
Posted by Picasa

quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

CANELA - Voltando a Canela


Dormimos até mais tarde e voltamos a passear por Canela. Dessa vez fomos visitar a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, onde estivemos num longínquo ano do século passado(1977).
Demos umas voltas pelo centro. Vimos alguns carros com placas da Argentina, Paraguai e Uruguai e a cara de preguiça de todo mundo, pelos excessos da noite anterior. Mesmo sendo o primeiro dia do ano, a maior parte do comércio estava aberta e pudemos comprar algumas coisinhas. Na volta ficamos pelo centro de Gramado, vendo a decoração natalina, à luz do sol forte e do calor que parecia nordestino. No hotel, refizemos as malas e saímos para o último passeio nessa cidade tão linda...
Posted by Picasa

GRAMADO - Feliz Ano Novo


A passagem de ano foi no Carlitos, onde um fabuloso rodízio de fondue fez a nossa alegria.
Queijos suíços, carnes exóticas (avestruz e javali), geléias, chocolate, espumante, brindes, abraços...
foi alegre e delicioso o início de 2008. E diferente!
Posted by Picasa

GRAMADO - Nativitaten


" O Nativitaten (nascimento) reconta a origem do Natal, desde a criação do mundo, passando pela perdição da humanidade em pecados e finalizando com toda a grandiosidade da Salvação, com o nascimento do Menino Jesus". Um show para se levar na memória. Três tenores, duas sopranos e uma contralto , cantam clássicas canções de Natal, acompanhados de efeitos luminosos, fogos de artifício, fogo e águas dançantes. O som é perfeito. O público, estimado em oito mil pessoas, interage com o show, movimentando lentamente e ao compasso das músicas, milhares de velas acesas. Este espetáculo maravilhoso aconteceu no Lago Joaquina Rita Bier e encerrou com chave de ouro, o nosso ano de 2007
Posted by Picasa

GRAMADO - Mais Mini Mundo


É quase um mundo real. Flores, bonsais, sons... Encantador! Vale uma visita mais
demorada, pois são milhares de detalhes a serem vistos e admirados...
Posted by Picasa

GRAMADO - Mini Mundo

O Mini-Mundo foi outra grata surpresa. Castelos, igrejas, e casarões feitos
com precisão milimétrica. estradas de ferro, aeroportos, barcaças...
Posted by Picasa

GRAMADO - Hortênsias entre árvores

Observem os "xaxins", que mais parecem palmeirinhas, e as flores azuis
em meio à mata.
Posted by Picasa

GRAMADO - Lago Negro




Em Gramado, o Lago Negro emociona pela beleza. Está em um Parque
onde grandes árvores (a maioria pinheiros) trazidas da Floresta Negra (Alemanha), dão um toque europeu
à paisagem. Circundando o lago, uma guirlanda de hortênsias que se espalha por entre as árvores, subindo as colinas e enchendo de azul o verde do lugar.
Posted by Picasa

GRAMADO - Hortênsias e mais hortênsias

São ou não são as mais azuis?
Posted by Picasa

CANELA - Parque do Caracol



O Parque do Caracol nada tem coincidente com as minhas lembranças de 30 anos atrás. Está lindíssimo! As hortênsias, não sei porque, são as mais azuis que vi até agora. Uma gigantesca torre de observação leva os turista a uma altura de mais de de 30 metros para uma visão total do Parque. Existe também um teleférico, que passa sobre a densa mata de araucárias. Um belíssimo arco-íris nos brindou com suas cores, lá no fundo do abismo, onde despejam-se as águas da cachoeira (cascata?). O almoço, nota mil, foi no Galeto Itália, com direito a famosa sopa de capelletti, galeto ao primo canto,polenta frita, lasanhas, sobremesas e incontáveis calorias
Posted by Picasa

CANELA - Mundo a Vapor

Em Canela, que dista 7 Km de Gramado, vistamos o "Mundo a Vapor", onde estão expostas réplicas perfeitas de máquinas que funcionam como as originais. Logo na entrada essa locomotiva, ainda soltando fumaça pela chaminé e despencando do teto, causa um enorme impacto visual.
Os lingotes de ferro são processados bem diante dos visitantes curiosos, telhas são moldadas a partir do barro cru numa olaria mirim, o papel é feito sob olhares surpresos. Um monitor conta a hiostória de cada máquina e responde às perguntas. Difícil foi tirar o Danilo lá de dentro.
Posted by Picasa

GRAMADO - Fábrica de Chocolate


Uma visita à "fantástica fábrica de chocolate" deixa todo mundo enlouquecido com tamanha variedade de sabores e aromas. E essa é apenas uma, entre tantas que existem na cidade de Gramado. A excelente qualidade do chocolate, a beleza da loja e a variedade de formas, aliados ao preço convidativo leva o turista a comprar "horrores"....
Posted by Picasa

GRAMADO - Anjos e Luzes

Um dos carros que despertam osmais bonitos sonhos de Natal.Posted by Picasa

GRAMADO 2008 - Bonecos Articulados

Papais-Noéis moderníssimos e iluminados.Posted by Picasa

GRAMADO - Natal Luz

Logo que chegamos do passeio ao Vale dos Vinhedos, tomamos um banho rápido e já nos encaminhamos para a Av. das Hortênsias, feéricamenta iluminada por cordões de luzes, fantásticos candelabros de cristal (tudo feito com garrafas pet recicladas), guirlandas, sinos e inúmeras árvores de Natal. A organização do evento surpreende. Arquibancadas, cadeiras, perfeito sistema de som, pontualidade britânica, sincronia de luzes e "neve" caindo sobre os espectadores, apesar do calor. Vimos o desfile de pé, próximo ao cordão de isolamento, sem confusão, sem empurra-empurra. "Os principais personagens do Natal acompanham o bom velhinho num cortejo grandioso de muita alegria e emoção". Bonecos gigantes, borboletas, gnomos, anjos patinadores, soldadinhos de chumbo, brinquedos e ajudantes de Papai Noel desfilam durante mais uma hora despertando sonhos e emoções em todos que assistem a esse monumental desfile. Os carros alegóricos, o trenó puxado por renas, as músicas de Natal... " É o espírito mágico, contado num espetáculo de som, luz e sonho que contagia todas as idades". No final apoteótico, não dá pra segurar o nó na garganta. As crianças parecem hipnotizadas pelas luzes e pela imaginação.
Posted by Picasa