sábado, 8 de outubro de 2011

Letra Cursiva ou...

Sei não...... Opinião pra lá de radical desse André


 http://ceticismo.net/2011/09/08/fim-da-letra-cursiva-nos-colegios-analfabetos-agradecem/


Se não tivessem abolido o ensino da escrita cuneiforme e  hieróglifa ainda estaríamos  comunicando nossas ideias através das runas dos vikings, quipus incas  e caracteres maias. Chineses e japoneses, árabes e coreanos, aprendem suas complicadas letras, mas não sabem a "cursiva" e nem por isso são mais ou menos espertos ... Os desenhos das cavernas  da nossa pré história, assim como as tábuas tártaras deram origem ao papiro, depois ao papel, à editoração, ao linotipo e por aí vai. Acho que perdemos tempo demais com coisas que não fazem mais sentido. Ninguém hoje passa meses fazendo curso de datilografia para usar o teclado do computador. Cada um digita como quer. O dedo mínimo esquerdo é que tem de apertar a letra A.. Era assim. Não é mais. E nem por isso a busca pelo conhecimento humano ruiu ou ficou menor.
Acho que pensamos pequeno.
Quando falamos no fim do livro como é hoje, pessoas ficam arrepiadas, correm a argumentar que gostam do papel, do contato com as páginas... Questiono um pouco isso tudo.
Veja bem... As crianças hoje, desenham, colorem, lêem e jogam num DS. Minha neta de 6 anos leva o aparelhinho para o restaurante, para o avião, para viagens de carro e se diverte com livros interativos, joga forca da mesma maneira que a gente jogava, monta quebra-cabeças arrastando as peças pela pequena tela....De vez em quando pede o iphone do pai emprestado. E como ela, milhares de crianças pelo mundo.
Essa semana o mundo perdeu Steve Jobs. Será que ele se preocupava com a "letra cursiva"? Acho que não. Ele tinha coisas realmente importantes para legar ao mundo. Coisas que mudaram radicalmente a forma do homem se comunicar. 
Discutir o " sexo dos anjos" é o que o cético André está fazendo no site que, o próprio nome do site (ou blog) já deixa algumas dúvidas.
(ceticismo.com) . Mas é sempre bom debater ideias. Mesmo sendo elas um tanto céticas.... 

Esse post vai para minha amiga Maria teresa, tão preocupada com a educação....