quarta-feira, 8 de setembro de 2010

INHOTIM - O paraíso pertinho de BH

Foi com certeza o melhor presente de aniversário que eu podia ganhar nos meus 62 anos, recém completados. Meu filho e minha nora nos levaram, eu e meu marido, para passarmos o dia em Inhotim. Sonho acalentado há muito e que, por um motivo ou por outro, nunca era realizado.
Bem próximo de Belo Horizonte, mais ou menos 60 KM, localizado no município de Brumadinho, o Instituto Inhotim reúne em seu acervo obras de mais de 100 artistas contemporâneos de mais de 30 nacionalidades. É um grande parque botânico com centenas de espécies raras e exóticas que encantam pela beleza e pela grandiosidade. Só a partir de 2005, o empresário Bernardo Paz começou a mostrar ao público o que vinha idealizando há 20 anos. Burle Marx colaborou e sugeriu no fabuloso projeto paisagistico. Lojas, restaurantes, lanchonetes, banheiros que mais parecem de um salão de festas, centenas de funcionários atenciosos fazem parte do Instituto Inhotim.
Sei muito pouco (ou nada, talvez) de arte contemporânea. Frente a elas somos arrogantes o bastante para julgar obra e  o artista, precisamos de explicações claras, não conseguimos abstrair a essência do que nos é apresentado. Ficamos curiosos, achamos ousado o artista, sem sentido o seu trabalho. Mas Inhotim nos apresenta algo mais que a ARTE em si. É um conjunto de galerias, pavilhões, jardins, animais, plantas, arquitetura surpreendente, obras imensas, pesadas, transparentes, sonoras, que dizem muito ou muito pouco. Mas sempre DIZEM alguma coisa. Exploram a interatividade, encantam na primeira olhada ou deixam o espectador desconcertado, surpreendido...
As fotos das obras, mostradas nos posts seguintes estão na Internet, uma vez que é  proibido fotografar dentro das galerias. Mas nada se compara a uma , ou várias, visitas a esse paraíso, tão perto de BH.
Oa distâncias entre um e outro pavilhão é grande, mas carrinhos elétricos para 5 pessoas nos levam morro acima, ladeira a baixo, com agilidade e rapidez.... O calçado deve ser confortável  e a disposição para longas caminhadas deverão fazer parte da "bagagem" para esse lugar apaixonante e que, por certo já tem uma considerável projeção internacional.

Esse post vai pro Leo e pra Renata, especialistas em realizar sonhos e desejos.

INHOTIM - Através e Vermelho

O artista Cildo Meireles nessa instalação  propõe a transparência . Peixes-vidro em dois grandes
aquários, aparas de vidro pelo chão que produzem barulho característico ao caminharmos sobre eles, telas, tecios transparentes, luzes.




Tudo nessa sala é vermelho. Originalmente. Na geladeira, frutas e alimentos, no armário roupas e acessórios e na gaiola um belo canário vivo. TUDO VERMELHO

INHOTIM - Obra sonora

Ouvindo 40 caixas que emitem sons variados ficam todos curiosos com a arte de Janet Cardiff.

INHOTIM - O Trator e a árvore branca

A Lama Lâmina, de Matthew Barney é intrigante. A imensa máquina, cheia de lama, carrega o ficus seco encravado de ferramentas e armas e cobrto de polietileno. A galeria e espelhada o que faz com que todas as pessoas em movimento ali dentro sejam multiplicadas. Muitoestranha! Bizarra?. É bom estar ali....






 

INHOTIM - Obras expostas a céu aberto



Um caleidoscópio gigante, em meio as plantas e no alto de uma elevação.... À noite e em dias de chuva conta com proteção impermeável.
Imensas vigas jogadas aleatoriamente dentro um poço de concreto. Em dias de chuva não se pode visitar essa obra por causa do risco de raios atraidos pela imensa estrutura...Posted by Picasa

INHOTIM - A arquitetura local

Para abrigar as obras os galpões são imensos e muito modernos. A topografia acidentada empresta aos projetos uma beleza singular.


São 16 pavilhões, espalhados em meio aos jardins. Tudo muito bem cuidado, tudo muito bem pensado para abrigar esse acervo monumental.
Posted by Picasa

INHOTIM - O velho Tamboril

Este majestoso Tamboril foi plantado em 1920. É um dos recantos mais acolhedores do Parque. Ou seria melhor dizer Museu?
Os enormes e confortáveis bancos são troncos gigantescos de velhas árvores. Estão espalhados por toda a área, oferecendo conforto aos visitantes.
Os belos cisnes negros, marrecos , patos e esqilos são atrações à parte nesse cenário paradisíaco
Posted by Picasa

INHOTIM - Belos jardins

Centenas de jabuticabeiras, algumas com as frutas grudadas no tronco já amadurecendo. Com atenção você enxerga o belo pássaro azul se fartando.... São centenas de espécies de passarinhos voando por aquela imensidão verde.


Posted by Picasa

INHOTIM - Verde que te quero verde.

A entrada já impressiona e se a primeira impressão é mesmo a que fica, então ...
São 1400 espécies de palmeiras de todo o mundo: Tailândia, Birmânia, Vietnan... belíssimas, imponentes...
Lagos azuis, lagos verdinhos. Paz... Tranquilidade em tons de verde. Nem notamos o céu levemente nublado...
Posted by Picasa

terça-feira, 7 de setembro de 2010

COZINHA É COISA PRA GENTE PEQUENA

Casa de vó tem sempre um gostinho diferente. E é ali que tudo vira brinquedo.
 Desde bem pequena ela se sente importante "ajudando" na cozinha. Catando o feijão, ajudando a colocar a mesa pro almoço ou pro café da tarde. Espalhando os talheres e guardanapos,  não sem antes contar quantas são as pessoas que vão participar do lanche ou da refeição a ser servida. Sabe em que gaveta estão as espátulas para a manteiga, as colherinhas, o vasilhame. Reclama quando a vovó esquece algum detalhe. Gosta de untar a forma pro bolo, dourar os pastéis, lavar uma vasilha, abrir a massa da pizza, rechear o pão... Tudo é alegria. Ela só tem 5 anos mas, pelas fotos, já se vê que é uma "chef"  bastante experiente.

"Esse post é pra Isabela, que ajuda feito gente grande"