sábado, 16 de julho de 2011

GELEIA DE MEXERICA

Há muito eu tentava fazer uma geleia de mexerica, tangerina, pokan, bergamota... sei lá. Aqui em Minas é mexerica mesmo. Sempre saía amarga e acabava tendo de jogar fora. Já havia comido uma maravilhosa, trazida da Zona da Mata mineira. Mas sem a receita, nunca dava certo. Desisti! Até que vi essa receita no Canal Rural, alguns anos atrás. Descobri o segredo. Só dá certo com a mexerica Carioca ou
Carolina, que não tem o tal amargo. Ontem achei algumas bem bonitas e resolvi fazer a geleia e fotografar todo o processo. É um pouco trabalhoso, mas vale a pena.Vamos lá: 14 mexericas cariocas, sendo a metade com casca.

Tire todas as sementes e a parte mais fibrosa do centro da fruta, com uma faca bem afiada, para facilitar o trabalho.

Corte tudo bem miúdo, em tirinhas curtas. Essa é a parte mais trabalhosa, mas já experimentei fazer no processador, mas fica embaçada e depois de pronta o sabor se altera.

Coloque em uma panela anti-aderente e leve ao fogo baixo.
Posted by Picasa

GELEIA DE MEXERICA (2)

Acrescente 3 xícaras de açúcar cristal. Se as frutas forem grandes, coloque mais meia xícara.

Deixe cozinhar em fogo baixo para não derramar. Mexa, de vez em quando, com uma espátula de silicone ou madeira. Demora mais ou menos uns 50 minutos.

Quando estiver com uma espuma transparente e brilhante, acrescente uma pitada de sal marinho (o comum também serve). Tire do fogo e deixe esfriar. Depois de frio, verifique se o ponto está do seu agrado. Caso contrário leve ao fogo por  mais alguns minutos. rende dois potes como esses da foto.
Sirva com biscoitos, queijo, ricota ou bolo. Com sorvete fica excelente.


Posted by Picasa