domingo, 11 de dezembro de 2011

Carta ao coronel Asdrúbal

Era, com certeza,  um grande homem, o meu padrinho Asdrúbal!
Inteligente como poucos,  patriota e severo como todo bom militar.
Quebra-cabeças, pescaria, piadas, trocadilhos -às vezes infames- palavras cruzadas, jogo de xadrez e de damas , que ele nunca conseguia ganhar do papai, as idas ao Acuruí e a Guarapari, as vindas a BH para ficar com o vovô Ricardo... Tudo isso lembramos hoje. E com muitas saudades....



ESSA CARTA FOI ESCRITA PELA LENA, NETA DO CORONEL ASDRÚBAL QUE FALECEU HOJE PELA MANHÃ, APÓS MESES DE SOFRIMENTO. É O RETRATO DE UM GRANDE HOMEM...




Oi, vô. Hoje, quero falar com você. Falo em meu nome, mas sei que, nessa fala, muitos se encontrarão.
O que vale, de verdade, nessa vida, são as coisas que a gente aprende. E você me ensinou muita coisa. Você me ensinou que, em uma viagem, não é só o destino que importa, mas o percurso. Tivemos a oportunidade de viajar juntos muitas vezes e era simplesmente encantadora a forma como você ia me explicando a natureza, a geografia, a história dos lugares, as curiosidades... você foi uma das pessoas que, nessa vida, me mostraram como é gostoso aprender e saber coisas!
Agora, é a minha vez! Agora que você chegou ao destino dessa fantástica viagem, quero mostrar como foi lindo o caminho por onde você passou.
Me lembro de você no dia em que, há uns 40 anos, chegara dos Estados Unidos. Você estava debruçado na janela do apartamento 203, sem camisa e com uma bermuda grená. E eu, com meus 3 aninhos, te olhava de trás do sofá e pensava,”Quem é esse cara de quem as pessoas esperam que eu goste e eu nem conheço? Vovô Buba! Você era o cara!”
A vida me mostrou quem era o cara... e eu gostei muito do que vi. Ah, você me ensinou muito, muito mesmo! Você me ensinou que por trás de todas as coisas há uma lógica, ainda que mítica ou mágica, tudo precisa ter uma lógica.
“Maxilar, meu caro amigo, maxilar!”
E que, para a lógica da vida, é preciso que sejam traçadas estratégias. Você me ensinou a pensar, a desconfiar das pistas, a querer saber sempre mais, a descobrir os segredos... quando você me explicava como tinha pensado para resolver um desafio, meu olhos brilhavam porque vazava por eles o orgulho que eu sentia de você.
Meu jeito rígido com regras, mesmo quando é apenas um jogo, uma brincadeira, leva muitos amigos que não te conheceram aos risos. Quem teve o privilégio de conviver com você sabe: aprendi isso com meu avô. Aprendi que a disciplina liberta e que a regra é a pista do caminho a seguir.
É muito importante, para todo ser humano, olhar para seu antecedente e sentir orgulho dele. Eu tenho muito orgulho de ser sua neta, meus filhos têm orgulho de serem seus bisnetos e eu rogo a Deus que eu possa, também, ser motivo de orgulho para eles.
Nesse momento em que vais de nosso convívio, as lembranças são tudo que nos resta. E elas são muitas e muito marcantes.
Você foi o avô inteligente que tivemos para admirar. Você foi o avô companheiro com quem dividimos muitos momentos alegres da vida. Era só haver uma comemoração e lá estava você! Você foi o avô divertido que jogava com a gente e propunha desafios! Você foi o avô presente que esteve lá para testemunhar os registros dos bisnetos. Você foi o avô supersticioso que nos ensinou truques e mandingas para raspar as raspadinhas que nos levava diariamente. Você foi o avô das fotografias... quem não se lembra da ansiedade com que nos esperava chegar das viagens para levar logo o filme para revelar e nos trazer as fotos no mesmo dia!!! E das mil cópias de fotos que providenciava para toda a família?! Ah, vô, você nem imagina o que é o mundo da fotografia digital!!!!
Você foi o avô engraçado das piadas, dos trocadilhos e dos jargões. Você foi o avô guerreiro que superou a perda de um filho que, com certeza, agora, te recebe com amor. Você foi o avô briguento das tardes de futebol na TV. E como eram engraçadas nossas brigas por causa do futebol!!!
Você foi o avô para quem não reclamávamos de ter que falar gritando quando começou a ter que usar o aparelho de audição que não usava!! Você foi o avô de quem rimos muito quando vimos lavar a louça na escala do Acuruí... que sacanagem... você era dupla do Beto e eu nunca vi uma dupla tão enrolada para lavar louça e arrumar a cozinha...
Ah... eu poderia fazer uma lista maior ainda porque são mesmo muitas as marcas que você nos deixou.
Mas, de todas as coisas que você me ensinou, duas foram as mais importantes. E essas duas são justamente coisas que não se ensina com palavras, mas com exemplos. Você me ensinou a amar minha Pátria e me ensinou que a família é tudo o que realmente vale nessa vida.
Hoje, você nos recebe em uma casa diferente, em uma celebração muito diferente. Mais uma vez, não vou me importar de falar bem alto para que você escute bem:
OI, VÔ! TUDO BEM?
E quase posso ouvir sua voz a responder, como sempre:
MELHOR AGORA QUE VOCÊS ESTÃO AQUI!!!
Vai com Deus, Vô. Nós te amamos!

ESTE COMENTÁRIO É DO NETO LUÍS HENRIQUE

Muito obrigado Coronel Asdrubal, Vovô Buba!
Um verdadeiro Homem, Pai e Avô.
Uma das pessoas mais inteligentes que conheci...
Primeiro, porque sabia que um dos segredos da vida era sorrir e fazer os outros sorrirem e contava piadas que não acabava mais... Hahahaha
Segundo porque conseguia desvendar qualquer quebra cabeça ou enigma... De sudoko ou cubo mágico ao maior quebra cabeça que já vi! Foi campeão junto com meu primo de montar quebra cabeças...
Terceiro, sabia muito de tudo, muito dedicado, concentrado, equlibrado, amigo, companheiro, guerreiro...
Muito obrigado Vô...
Obrigado pela luta...
Temos que bater continência!
Descanse em paz e fique com Deus!