quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

EU VI UMA BARATA, VI SIM. SE VI!



Bem embaixo da minha mesa de trabalho, está o cadáver insepulto de uma barata, desde o dia 4 de fevereiro. Hoje é dia 11.
Quando a vi pela primeira vez ela ainda tinha um certo brilho em sua casca marron dourada. Suas anteninhas estavam esticadinhas. As pernas eram visíveis. Talvez estivesse por ali a menos de 2 ou 3 dias. Hoje, fiquei observando a dita cuja: - Perdeu o brilho, parece ressecada. A cor já não é mais a mesma. Está bem mais escura, quase preta. As antenas encolheram e fizeram uma curva sinistra para a esquerda. As pernas quase que desapareceram.
O que será que ela veio fazer por aqui.? Estava só de passagem ou pretendia se instalar definitivamente aqui nessas paragens? Um rato grande, certa vez, resolveu morar por aqui, mas depois desistiu. Fica a dúvida.
Como já estou me acostumando com a presença dela, se bem que muito caídinha, não vou - claro que não - reclamar com a moça da limpeza. Talvez eu seja testemunha ocular da lenta e inexorável decomposição desse inseto tão comum, tão resistente e nada agradável. Vou continuar no meu posto de observação...Sei que são criaturas bastante complexas, mas não tenho esperanças que ela ressuscite. Vamos ver por mais quantos dias vou poder usufruir de sua asquerosa companhia.