segunda-feira, 3 de maio de 2010

LISBOA - MAIS ALGUMAS FOTOS

-----------------------------------TORRE DE BELÉM--------------------------------------
----------------------------MOSTEIRO DOS JERÔNIMOS---------------------------------

-------------------------------------------ESTORIL-----------------------------------------


LISBOA - FOTOS E MAIS FOTOS


-----------------------------------------CASCAIS-------------------------------------------

------------------------ADEGA MACHADO, NO BAIRRO ALTO----------------------------

----------------------------MONUMENTO DO DESCOBRIMENTO-----------------------------

LISBOA - DICAS DE VIAGEM

SINTRA - PALÁCIO DA PENA

SINTRA - PALÁCIO NACIONAL OU CASTELO DA VILA
CABO DA ROCA - PONTO MAIS OCIDENTAL DA EUROPA






Alguns anos atrás estive em Lisboa e agora um sobrinho está de indo a trabalho para ficar 10 dias naquela cidade e pediu "dicas" de lugares imperdíveis. Fiquei literalmente apaixonada por Lisboa, o compacto centro da cidade e seus bondes, as belas e floridas praças, os bairros Alto e Alfama, seus monumentos, castelos e museus, os shoppings (há quem goste) e os arredores que, ali pertinho, oferecem ótimas opções. Ali tudo soa familiar. A língua, a história, o jeito de ser...
Vamos às dicas ...
1 - No Centro, visite o Castelo de São Jorge, antiga residência dos Reis de Portugal. Saindo do Castelo, você estará no Bairro da Alfama, cheio de ruazinhas estreitas e velhos casarões. É um bairro pobre, se não me engano residência de marinheiros. Um copo de vinho e sardinhas assadas na brasa são uma boa pedida. Vá descendo, com um mapa na mão, e na Baixa, caminhe pela Rua Augusta até a Praça do Rossio. Ali perto, suba no velho elevador da Justa e vá no bar que fica na cobertura e tenha Lisboa a seus pés...
2- O Mosteiro dos Jerônimos onde está o túmulo de Camões e de Vasco da Gama e de uma arquitetura maravilhosa. Próximo ,visite o Museu do Coche, onde inúmeras carruagens estão expostas. Ali bem próximo, (Rua Belém), 86) coma os famosos pastéis de Belém. A Torre de Belém e o Monumento aos Navegantes valem a visita... E o Rio Tejo, ali, azul e graça, pra quem quiser ver e fotografar.
3- O Oceanário, à beira do Rio, é o segundo maior aquário do mundo. Veja também a Ponte 25 de Abril, lindíssima, construída há pouco mais de 10 anos. O por-do-sol às margens do Tejo é um caso à parte.
4- À noite, no Bairro Alto - me lembrou Olinda - na casa de fados Adega Machado, come-se um lombo de bacalhau perfeito ao som de melancólicos fados, da guitarra portuguesa e das coloridas danças ... (pode-de reservar por telefone). Outras casas de fado também estão espalhadas pelas ladeiras do bairro. Algumas até mais novas, como a Arcadas do Faia. O Chiado é a parte mais tradicional do Bairro Alto.
5- Sintra fica a 30 K do centro de Lisboa. A bela serra foi o refúgio dos reis de Portugal. Tive a impressão de estar em Petrópolis, o que explica a escolha da Corte Portuguesa por aquela cidade. O Palácio Nacional da Pena é fantástico. O Castelo da Vila, em estilo mourisco, nem tanto. Mas vale a visita e é bem no centro.
Lembro que foi na mesma excursão para Sintra que visitamos, Cascais (praia e balneário), Estoril (onde fica o famoso Casino) e o belíssimo Cabo da Roca - ponto mais ocidental da Europa.... portanto deve ser na mesma direção. As estradas são boas e bem sinalizadas.
6- Não sei se sábado ou domingo, mas a Feira da Ladra é imperdível...

Nunca saia de bermuda ou camiseta se quiser visitar igrejas, mosteiros ou museus. Pelo menos, quando eu fui era vedado a entrada nesses trajes.

6- O Shopping Amoreiras e o Colombo (maior e mais novo) são opções pra quem gosta.

As fotos foram tiradas da Internet e dão uma ideia do que é Lisboa e seus arredores...