terça-feira, 2 de agosto de 2011

SALINAS DE MARAGOGI

SALINAS DE MARAGOGI - ALAGOAS

Saímos de Confins, após 2 horas de espera depois do check-in, mais  2 horas de vôo Web Jet até Maceió e mais 2 horas e meia a bordo de um ônibus bem “malhado”,  e assim, cansados e famintos chegamos, finalmente ao Resort Salinas de Maragogi. E a chuva sem dar trégua, pra nosso desespero.

A entrada do hotel é bonita, bem decorada e o atendimento rápido, levando-se em conta a quantidade de pessoas que esperavam para ser atendidas.



Um brunch estava servido para os que chegavam. Devoramos o que foi possível e subimos um andar, andando por longos corredores avarandados até  chegarmos aos apartamentos 229 e 230. Quarto grande, cama king, varanda e todos os confortos prometidos no folder e na página da Internet.

A noite foi para descansar. E por poucas horas, uma vez que só conseguirmos ir pra cama por volta das duas da madrugada.

Foi o primeiro vôo da pequena Isabela. Após um receio inicial, agarrada a uma boneca que fizemos há uns dois anos e a uma revistinha da Mônica, a tranquilidade  se restabeleceu.




Pela manhã  a chuva e o sol se alternavam enquanto nos encantávamos com o café da manhã. Difícil de decidir entre tantas opções: Croissans, pães especiais, geléias, frutas, biscoitos amanteigados, chás, iogurtes, mungunzá, pratos típicos nordestinos, sucos diversos, omeletes e a minha favorita: tapioquinha feita na hora, macia e bem recheada.



O hotel fica próximo à estrada, o Rio Maragogi,  já quase na sua foz, corta toda a área do hotel que fica localizado no município do mesmo nome. A maré movimenta o rio, que mais parece um lago, formando grandes extensões de mangue. Os caranguejos e miquinhos fazem a festa da criançada. É uma área bem preservada cheia da vegetação típica e com  odor característico. Pontes de madeira, arqueadas atravessam o rio em diversos pontos, ligando a área dos apartamentos e restaurante principal, às piscinas  chalés, outros restaurantes menores e à praia de Maragogi.








Coqueiros altíssimos, carregados de frutos, estão por toda a parte. Muitos pássaros e pequenos mamíferos habitam as grandes extensões de jardins bem cuidados  em meio a enormes gramados. Flores estão por toda a parte, assim como grandes e velhas árvores, cobertas de imbés, bromélias e orquídeas.

A chuva briga com o sol, que acaba vencendo para alegria das centenas de hóspedes. As crianças  fazem a festa. Correm pra praia e para as piscinas, que são muitas e estão espalhadas por toda a área do hotel.


O Clubinho do Siri é onde as crianças pequenas, monitoradas por tias e tios bem treinados, se reúnem e fazem brincadeiras de todos os tipos. Caça ao pirata, busca ao Duende, tarde de diversão, cama elástica, jogos, música e muita alegria.




Como a comida e a bebida estão inclusas na diária o que mais se observa são pessoas com pratos abarrotados de petiscos, tacas de vinho, tulipas de cerveja e copos de drinks elaborados. Os lagostins grelhados fizeram sucesso. Estavam deliciosos. E podiam ser devorado à  vontade.



Camarões, acarajés, fritas e outras delícias estavam sempre à disposição dos hóspedes sempre famintos.


Engordar muito, está incluído no pacote...Blue Curaçao e camarões... Ai, meu Deus!!!!

 Quando totalmente lotado o hotel tem 700 hóspedes em seus 246  apartamentos confortáveis, claros e espaçosos.





 Mangue e Mata Atlântica se confundem. Caranguejos, micos, iguanas, gansos... alguns gatos.









Hoje solicitei uma visita à cozinha do restaurante principal. Fui imediatamente atendida e chamada por uma das funcionárias e depois de colocar uma touca nos cabelos, lá fui eu...

Imensas panelas, barulho e calor infernais. Tudo muito organizado e separado. Açougue, confeitaria, cozinha, copa, lanchonete onde se preparam os sanduíches e petiscos especiais, câmaras frias para frutas e verduras, freezers imensos, geladeiras, fornos, fogões, imensas máquinas de lavar pratos e talheres ... Correria  geral. Era fim do almoço e todo mundo ocupado organizando, recolhendo, guardando, lavando, limpando... Todos com um sorriso de boas vindas e extremamente gentis. A visita foi rápida, mas gostei de ver como funciona uma cozinha de um hotel tão grande e que serve seis refeições diárias.

A comida é um caso a parte. Além de muito variada é extremamente saborosa,  equilibrada, sem faltas ou excessos... Ontem eles bateram o recorde. Na Noite Portuguesa, entre as dezenas de opções, tinha bacalhau à moda do Porto, codornas ao alho e óleo e carneiro ao vinho. Um dificuldade para se fazer a escolha. A decoração das mesas é muito caprichada com flores, palmas, cocos e folhagens. Os legumes e frutas esculpidos enfeitam e encantam os hóspedes.
Duas leitoinhas assadas e recheadas

Paella Valenciana



E as sobremesas?
Quindão, mousses, pudins, frutas, tortas... E também uma mesa diet / light. Pra quê, eu não sei....





Os drinks, à beira da praia e da piscina são tão variados que em uma semana não dá pra se experimentar todos, Blood Mary, Marguerita, Kir Royal, Tropical, Espanhola e mais  uns dez ou doze, a sua escolha e à vontade...




Os shows são de alto nível. O imitador Marlon Rossi nos divertiu com suas piadas, o folclore nordestino é retratado com esmero nas danças da Ciranda de Itamaracá, dos Caboclinhos do Recife, do frenético frevo de Olinda, do matraquear dos tamancos do coco-de-roda, no xaxado dos 
cangaceiros e das danças africanas. A coreografia e o guarda-roupa estão à altura de qualquer boa casa de espetáculos. Os shows são realmente surpreendentes! Tivemos ainda a apresentação de um mágico, diretamente do Beto Carrero,  que empolgou a criançada .



Todos os dias, ao voltarmos para o quarto após o almoço, as toalhas dobradas sobre a cama , enfeitadas com flores, demonstravam um carinho a mais para os hóspedes....
                                                                           A lagosta

                                                                              O barquinho
                                                                        O coração
                                                                      A borboleta
                                                                           O cisne

 Flores no banheiro para dar as boas vindas...


Esses abacaxis enfeitavam o banheiro de um dos restaurantes. COMO ASSIM??????


Tiroleza, arvorismo, tiro-ao-alvo e arco e flecha também estão disponíveis para os hóspedes.






A praia é linda. Quilômetros quase desertos. Os bugres e embarcações oferecem passeios opcionais às praias vizinhas e às chamadas GALÉS, que são as piscinas naturais formadas por corais, tão comuns no litoral nordeste do Brasil.Nessa época, as águas estão mais escuras porque o período é de chuvas intensas, mas no verão são claras e azuis. A areia é firme, as ondas vêem  mansas e pode-se andar longas extensões água a dentro.




 Fazer castelos na areia, construir um dinossauro da mesma forma que  o papai fazia quando tinha a sua idade, desenhar com habilidade e pular de alegria foram as melhores coisas dessa viagem, não é mesmo, Isabela????


O último dia amanheceu chovendo. Mas acho que foi tudo "friamente calculado",  pois o cardápio era feijoada com um Pagode Vip, num chalé próximo à praia.
 O traslado até Maceió é bem cansativo. Foram quase 3 horas de viagem, em estrada sem muito movimento e com chuva constante.



 Passeio de Barco até às Galés


Sem medo nenhum da Iguana
Trilha ecológica

Pois é... O passeio acabou, mas com certeza ainda vamos programar muitos outros ... Da próxima vez talvez tenhamos mais um companheirinho de viagem.

O Aeroporto de Maceió - Zumbi dos Palmares  - é pequeno, mas claro e bastante confortável. O voo da Web Jet saiu no horário  e 2 horas depois estávamos aterrizando em Confins.