terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

COMIDINHAS - Quem sabe faz ao vivo

"Cozinhar é um jeito carinhoso de agradar a gregos e troianos"


















Acabando de fazer as compras num grande supermercado propus um sanduíche.... Comecei a escolher alguns frios, queijos e pães, quando o Leo, observando as minhas compras sugeriu, sem mais nem menos, que o o nosso lanchinho da tarde se transformasse num jantar de gala. Devolvi humildemente o que já estava no carrinho, enquanto ele apanhava, displicente, alguns camarões, anéis de lula e um punhadinho de mexilhões. Acho que comprou um filé de peixe. Não me lembro bem... Já em casa, buscou na geladeira pimentões vermelhos e amarelos, descascou as cebolas, amassou dentes de alho. Já com a velha frigideira no fogo, deu início ao preparo da paella. Ou seria um risoto? Um bom azeite despertou os aromas do alho e da cebola. O arroz arbóreo , o açafrão da terra, os frutos do mar... tudo a seu tempo, tudo cuidadosamente incorporado ao preparo do alquimista. O sal, a pimenta do reino, o vermelho vivo dos pimentões e por fim a cebolinha. Pronto... Um vinho branco e , em menos de uma hora, em vez de um prosaico sanduíche de salaminho, estávamos degustando um prato fantástico, que me levou de volta às terras espanholas. Eu, ele e a Rê sentamos na cozinha mesmo e ficamos alí, entre " HUUUMMMMS" e suspiros comendo e conversando até mais tarde. Claro que amanhã a marmita da Rê vai ser invejada ... Não é toda quarta-feira que se tem o privilégio de um chef à nossa disposição.

Esse post vai para o Leo, filho querido, que a esta hora deve estar contemplando a lua na Chapada dos Guimarães. Observem que existe apenas um camarão virado ao contrário. A culpa foi minha que estraguei completamente a estética do prato...

Posted by Picasa

Nenhum comentário: