segunda-feira, 3 de maio de 2010

LISBOA - DICAS DE VIAGEM

SINTRA - PALÁCIO DA PENA

SINTRA - PALÁCIO NACIONAL OU CASTELO DA VILA
CABO DA ROCA - PONTO MAIS OCIDENTAL DA EUROPA






Alguns anos atrás estive em Lisboa e agora um sobrinho está de indo a trabalho para ficar 10 dias naquela cidade e pediu "dicas" de lugares imperdíveis. Fiquei literalmente apaixonada por Lisboa, o compacto centro da cidade e seus bondes, as belas e floridas praças, os bairros Alto e Alfama, seus monumentos, castelos e museus, os shoppings (há quem goste) e os arredores que, ali pertinho, oferecem ótimas opções. Ali tudo soa familiar. A língua, a história, o jeito de ser...
Vamos às dicas ...
1 - No Centro, visite o Castelo de São Jorge, antiga residência dos Reis de Portugal. Saindo do Castelo, você estará no Bairro da Alfama, cheio de ruazinhas estreitas e velhos casarões. É um bairro pobre, se não me engano residência de marinheiros. Um copo de vinho e sardinhas assadas na brasa são uma boa pedida. Vá descendo, com um mapa na mão, e na Baixa, caminhe pela Rua Augusta até a Praça do Rossio. Ali perto, suba no velho elevador da Justa e vá no bar que fica na cobertura e tenha Lisboa a seus pés...
2- O Mosteiro dos Jerônimos onde está o túmulo de Camões e de Vasco da Gama e de uma arquitetura maravilhosa. Próximo ,visite o Museu do Coche, onde inúmeras carruagens estão expostas. Ali bem próximo, (Rua Belém), 86) coma os famosos pastéis de Belém. A Torre de Belém e o Monumento aos Navegantes valem a visita... E o Rio Tejo, ali, azul e graça, pra quem quiser ver e fotografar.
3- O Oceanário, à beira do Rio, é o segundo maior aquário do mundo. Veja também a Ponte 25 de Abril, lindíssima, construída há pouco mais de 10 anos. O por-do-sol às margens do Tejo é um caso à parte.
4- À noite, no Bairro Alto - me lembrou Olinda - na casa de fados Adega Machado, come-se um lombo de bacalhau perfeito ao som de melancólicos fados, da guitarra portuguesa e das coloridas danças ... (pode-de reservar por telefone). Outras casas de fado também estão espalhadas pelas ladeiras do bairro. Algumas até mais novas, como a Arcadas do Faia. O Chiado é a parte mais tradicional do Bairro Alto.
5- Sintra fica a 30 K do centro de Lisboa. A bela serra foi o refúgio dos reis de Portugal. Tive a impressão de estar em Petrópolis, o que explica a escolha da Corte Portuguesa por aquela cidade. O Palácio Nacional da Pena é fantástico. O Castelo da Vila, em estilo mourisco, nem tanto. Mas vale a visita e é bem no centro.
Lembro que foi na mesma excursão para Sintra que visitamos, Cascais (praia e balneário), Estoril (onde fica o famoso Casino) e o belíssimo Cabo da Roca - ponto mais ocidental da Europa.... portanto deve ser na mesma direção. As estradas são boas e bem sinalizadas.
6- Não sei se sábado ou domingo, mas a Feira da Ladra é imperdível...

Nunca saia de bermuda ou camiseta se quiser visitar igrejas, mosteiros ou museus. Pelo menos, quando eu fui era vedado a entrada nesses trajes.

6- O Shopping Amoreiras e o Colombo (maior e mais novo) são opções pra quem gosta.

As fotos foram tiradas da Internet e dão uma ideia do que é Lisboa e seus arredores...

Um comentário:

Bruno disse...

Oi Tia Jú, muito obrigado pelas dicas, estive em vários locais dos quais indicou, mas na proxima vez eu visitarei com mais tempo. Além de lisboa, tive tempo de ir a vários locais no interior, tais como Évora, Braga, Barcelos, Batalha, Alcobaça, Coimbra, Porto e muitas outras... cada uma tinha sua beleza...pelo menos um castelo e uma igreja com uma grande história... realmente muito lindo... na proxima vez quero ir aos loicais que faltaram tais como Traz os Montes em direção a Satiago de Compostela, Serra da Estrela, Guimaraes e claro o Algarve!
Abraço, beijo e muito obrigado!