quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Palavras

"Palavras são pássaros apressados. É bom ter o alçapão à mão."

Quantas vezes pensamos em escrever alguma coisa sobre nossas experiências, sobre alguém que amamos ou odiamos, sobre um livro que lemos, sobre aquilo que vimos, sobre uma viagem, um amigo, uma festa, um personagem.... E não escrevemos. Pronto. A idéia foi embora. Fugiu. Como um pássaro apressado, bateu asas, ganhou o céu, fugiu para sempre.
Isso é recorrente. Acontece sempre. Comigo, com você. É bom termos sempre à mão um papel, uma caneta. Serve o lápis dos nossos tempos de escola. O importante é que o alçapão esteja por perto, para que não fujam as palavras. Irremediavelmente. Para sempre.
Temos sempre uma história para contar, uma verdade (ou mentira) para espalhar aos quatro ventos.
Sem a palavra impressa o que seríamos? Ainda estaríamos andando pelas planícies, correndo dos predadores e buscando alimento para nos manter vivos.
Quando entro em uma grande biblioteca fico, invariavelmente, um bom tempo pensando em todas as idéias que ali estão à nossa espera. Nas milhares de páginas aprisionadas nas estantes está o trabalho árduo de pessoas que se dispuseram a escrever, a registrar a ciência, a história, a poesia, o romance. Está ali a nossa espera, toda a saga humana, as guerras, as batalhas, os avanços tecnológicos, as descobertas, a cultura de outros povos, as conquistas de novos mundos...
Alguém escreveu tudo aquilo. Na pedra, na cerâmica, no papiro, no papel, no computador. Como será o futuro da escrita?
Hoje é muito dificil imaginar o futuro porque ele chega muito sorrateiro e com toda a força das novas tecnologias. Enquanto isso, tenhamos sempre um alçapão por perto, para aprisionarmos esses pássaros apressados.

JU
30/08/2007

2 comentários:

Zimbábue Comunicação e Marketing disse...

Adorei seu blog, tia! Mito legal o texto... beijos

Miriam disse...

adorei, eese blog está um sucesso!!! bju miriam