terça-feira, 4 de setembro de 2007

VIDA VIVIDA

"Fiz um acordo de coexistência pacífica com o tempo. Nem ele me persegue, nem eu fujo dele. Um dia a gente se encontra".

Em 1991 ouvi o grande Mário Lago dizer essa frase durante uma entrevista e nunca mais me esqueci dela.
Há pessoas velhas que viveram poucos anos e, o contrário também é verdadeiro: pessoas que já viveram muito e são jovens, muito jovens. São aquelas que reafirmam que a vida começa a cada ano que passa. Que semeiam a esperança em cada palavra, em cada gesto. São aquelas que recriam os sonhos e dizem palavras total e absurdamente novas. Que redescobrem a coragem de ter ilusões. Que mantêm a capacidade de extasiar-se perante o mundo. Que já se livraram do medo, da angústia e da melancolia. Que não mais se envergonham da emoção mais pura e, derramam lágrimas, com a maior tranquilidade de uma criança. A alegria de viver é seu lema. O otimismo a sua bandeira.
Apesar das oito ou nove décadas vividas, elas acreditam que podem dar um passo, um salto para o futuro, para a mudança, para o novo, para a reinvenção. Aceitam desafios, acolhem as limitações, buscam descobrir o sabor da eternidade.
Essas pessoas sabem como ninguém, que o bom da VIDA é saber retirar dela os momentos que a tornam maravilhosa...

Este texto eu dedico à Dulce Esteves, guerreira invencível de grandes batalhas.

Julieta/ 04/09/2007

Um comentário:

Miriam disse...

Quem conhece Dulce sabe que esse texto se encaixa como luva.Grande Dulce... e grande Julieta. bju Miriam