sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Gramado e o Desfile de Natal

Já caminhamos por toda a cidade de Gramado. Sabe quando o “mineirinho” diz que está com a perna seca de tanto andar? Pois é... Entramos e saímos de todas as lojas da cidade. Todas as vitrines, sem exceção, estão ricamente decoradas com o tema da cidade, que é o Natal Luz. Ficamos muito impressionadas com a quantidade de enfeites caros e raros, expostos ao alcance de qualquer um que passe por ali. Guirlandas de todo o tipo, bolas, velas, sinos, cestinhas bonecos, ursinhos e toda a sorte de ornamentos natalinos. Ninguém mexe. O turista respeita, o pessoal da cidade se orgulha desse evento. Não vimos até agora nenhum mendigo, pedinte ou criança abandonada. O lixo deve ser invisível, porque apesar da cidade estar tão cheia não vimos nenhuma sujeira. Jardins lindos, flores de todas as cores disputando com as hortências que parecem se derramar pelos muros, colinas, calçadas e praças. Almoçamos com um bom vinho de colônia, tomamos capuccino na Rua Coberta, que é outro ponto turístico muito interessante, abrigada do vento e do frio e que oferece muitas opções de lanches, grelhados, chocolates, lojas de confecções em couro e peles, restaurantes e cafés. Tudo com um certo ar europeu, uma elegância discreta, um quê de sofisticação. Compras, compras e mais compras. Por mais que estivéssemos preocupadas com a crise americana e mundial, sabemos que o Barak Obama vai resolver tudo isso rapidinho. Além do mais, o tal do sub-prime é problema do Lula e nós nem sabemos o que vem a ser isso.
O desfile de Natal foi fantástico. Luzes, cores e emoção. Muita emoção! Anjos, brinquedos, renas, pastores e reis. Crianças, bailarinos, patinadores. Fogos de artifício, música e efeitos de luzes sincronizados encantando o público, que emocionado aplaudia sob a neve artificial que caía incessante, sobre as pessoas embrulhadas em casacos e cachecóis, mantas, luvas e toucas. O frio implacável de 8 graus, em vésperas do verão, criou um clima propício para a chegada apoteótica do Papai Noel em seu trenó iluminado, puxado por renas irrequietas. Que pena! Agora só no ano que vem. Acabou-se o desfile. Começa agora o sonho de um Natal de Paz para toda a humanidade.
O frio está difícil de ser encarado de frente enquanto caminhamos para uma pizzaria, onde pretendemos terminar a noite. Na “Vale Quanto Pesa” tomamos um vinho da casa e devoramos trocentas fatias de pizza de todos os sabores possíveis. Doces e salgadas. Alguns sabores totalmente inéditos, como Filé com Alho, Mafiosa com Pimenta, Strogonoff, Coração, Baiana, Chester, Pesto, Filé com Fritas, Costela, Prestígio, Limão com Merengue, Fondue, Choquito, Sorvete, Romeu e Julieta, Morango Moreno e dezenas de outras mais conhecidas. Terminamos a noite com a tradicional crise (ou ataque?) de risos. Já no Hotel, devidamente climatizado, assistimos o digníssimo Senhor Presidente da República dizendo que alguns fulanos “si fu”, mas quem se ferrou realmente, foram os brasileiros que elegeram para o mais alto cargo desse país, um sujeito despreparado e grosseiro (veja o vídeo no You Tube digitando: lula sifu)
Vamos dormir, porque amanhã é outro dia.

Nenhum comentário: