quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

VIAJAR É DESVENDAR O MUNDO




Hoje terminei de ler o best seller de Geofrey Blainey - Uma Breve História do Mundo - que ganhei do Felipe. Ele escreveu na dedicatória "que este livro poderia contribuir para meu repertório magnífico de histórias". O livro conta de forma simples e linear toda (mas toda mesmo) a história da humanidade. Achei muito interessante descobrir coisas sobre as quais jamais pensei. Uma dessas coisas foi sobre o hábito de viajar. No capítulo 28 o autor fala sobre O Globo Desvendado, contando que poucas pessoas viajavam, que quase ninguém sabia nada sobre além dos limites da sua vila ou povoado. Só exploradores, naturalistas e geógrafos se aventuravam a sair por esse mundo sem mapas confiáveis, estradas, locais onde se abrigar. Foram os pioneiros nessa grande luta em desvendar o mundo. O Pólo Sul só foi alcançado em 1911, os aborígenes australianos só tiveram imagens divulgadas em pleno século XX e o Canal do Panamá só foi terminado em 1914. Estradas, aviões, grandes navios, trens velozes e ônibus que levam e trazem pessoas são coisas novas. Muito novas. O mar era um mistério, a meteorologia não existia como ciência, as doenças eram temidas. Meu avô Ricardo foi à Europa em 1948 e se deslumbrava com o feito. Eu nasci nesse longínquo ano. Quantos netos dele já foram muito mais longe e sem tal deslumbramento? Em mim a semente plantada por ele e por meus pais germinou e cresceu de forma assombrosa.
Esta semana, uma prima perguntou se eu "comi canela de cachorro", uma vez que volta e meia ando caindo na estrada e relatando no Blog minhas peripécias, sempre documentando com muitas fotos. Uma amiga sugeriu que eu e minha irmã formássemos um dupla sertaneja intitulada "Mala Pronta e Boa Viagem". Acho que, agora que homens corajosos e muito malucos colocaram o mundo a nosso dispor, só nos resta aproveitar e não decepcioná-los. Ver e trilhar outras rotas e trilhas faz todo o sentido nos dias que correm.


Esse post vai para o Felipe, pra Jane e pra Elem. Ainda vamos percorrer estradas sem fim, juntos e nos divertindo.

Um comentário:

Felipe Tavares disse...

Ju,

Adorei saber que o livro contribuiu um pouquinho para sua cultura e para seu repertório de histórias.

Tenho certeza que ainda percorreremos alguma "estrada sem fim" juntos. Iria adorar! Mas começaremos pelo meu sonho de consumo que é a Espanha, combinado? rsrs

bjos e te adoro!!

Felipe