sexta-feira, 13 de março de 2009

ABRICÓ DE MACACO











No city-tour que fizemos pelo Rio, vi uma árvore que me encantou. A princípio pensei, ao vê-la de longe, que eram restos de enfeites natalinos. Logo o guia nos chamou atenção para a árvore que eu nunca tinha visto. São muitas. Espalhadas pelas praças e rua, próximo à Lapa, ao largo do Machado e outros recantos da cidade. Na Internet descobri vários textos e fotos dessa magnífica árvore, que é nativa na amazônia e divido com vocês o meu encantamento...

Nome Científico: Couroupita guianensis* Nome Popular: Abricó-de-Macaco,
Origem: América do Sul (Floresta Amazônica)*

O Abricó-de-Macaco é uma árvore muito ornamental, originária da floresta amazônica. Apresenta folhas simples e as flores curiosamente surgem do tronco, soltando longos "cipós" que podem chegar a 3 metros de comprimento. As flores de seis pétalas, esverdeadas, alaranjadas e vermelhas e de longos estames brancos, amarelos ou róseos formam verdadeiros "arranjos florais" grudados no tronco. Exalam um delicado aroma de rosas, e são atrativas para abelhas e mamangás. A floração pode perdurar por todo o ano, mas é mais intensa na primavera e verão.Os frutos são grandes bolas, de casca marrom e lenhosa, com cerca de 3 quilos e 20 cm de diâmetro, o que lhe valeu o nome em inglês de cannon ball tree (árvore-bola-de-canhão). Sua polpa é gelatinosa, azulada e mal cheirosa, com 200 a 300 sementes. Apesar de comestíveis, os frutos não são apreciados, devido ao cheiro desagradável. No entanto eles servem de alimento aos macacos e animais domésticos. O frutos do Abricó-de-Macaco levam quase um ano para amadurecer e podem ser muito perigosos quando caem sobre pessoas ou carros.Por este motivo, esta bela árvore não pode ser plantada em locais com circulação de pessoas e automóveis, como calçadas e ruas, assim como pequenos jardins residenciais. Sua beleza deve ser admirada à distância, geralmente em parques, jardins botânicos, grandes jardins e fazendas. O porte do Abricó-de-Macaco também é respeitável, podendo chegar de 15 a 25 metros de altura, e até 35 metros em seu habitat natural. Seu crescimento é rápido e sua madeira é macia.

18 comentários:

soraya disse...

Jú, Nunca vi uma flor tão bonita. Ainda mais em uma árvore grande assim... Estou verdadeiramente encantada! Queria uma semente pra plantar e ver esta "formosura" de perto. São duas agora as plantas que me encantam o Guaraná e Abricó de macaco. Beijos

Unknown disse...

Obrigada pelas informações, moro em Fortaleza/CE e aqui tem várias árvores como estas e sempre que passava por elas me perguntava...que árvore é essa tão linda?,agora sei graças a vc.Deus te abençõe.

Anônimo disse...

É A COISA MAIS LINDA QUE EU JA VI, QUE ÁRVORE MARAVILHOSA PESQUISEI MUITO PORQUE QUERIA SABER O NOME DELA "ABRICÓ DE MACACO"LINDA NA PRAÇA DA BANDEIRA - RJ MINHA CIDADE ACHO QUE DEVERIA TER UMA EM CADA ESQUINA, LINDA1 LINDA DEMAIS E NÀO DEVERIA ACABAR.ZILMA

Anônimo disse...

Sou de Itajubá,sul de Minas Gerais e lá tem duas ou tres árvores (abricó de macaco)nas praças do centro e quando as vi me encantei também com elas.Já fotografei e sempre volto la visito-as.engraçado elas estarem lá,por ser um local frio e próximo á Campos do Jordão.E elas sendo da Amazõnia, como se explica a adaptação não sei...

Anônimo disse...

Linda as flores e frutos desta árvore; porém..., se cair na cabeça de alguém..., vai ver Papai do Céu em pessoa. :)

Anônimo disse...

Que coisa mais linda ,gostaria de ver o fruto aberto para ver como é por dentro,pois nunca vi uma árvore tão linda.Neuza

No fio da navalha disse...

Ontem vi uma árvore dessas na ESALQ em Piracicaba/SP. Tive a mesma impressão, ou seja, de que se tratava de enfeites natalinos... Uma maravilha, linda, linda... Mas realmente muitoperigosa; se cair na cabeça de alguém... talvez seja a última coisa que essa pessoa viu...rsrsrsrsrs

Érica Sena disse...

Olá..
Acho que não foi só eu que me encantei pelo ABRICÓ e resolvei fazer um post, né? EHEHEHHE
Fiz um tour pelo RJ e a encontrei.
Estava procuando informações e fotos melhores do que as que tirei e encontrei seu blog. ( bem legal).
Peguei suas fotos e coloquei o nome do seu blog no crédito, ok?
FELIZ 2011!
Faça uma visita no PENSAR ECO

http://pensareco.blogspot.com/2011/01/vc-ja-viu-um-abrico-de-macaco-nao-esta.html
abs,
Érica Sena

Rogério Pires disse...

Impressionante, estava fazendo uma caminhada pelas bandas da parada do Bondinho da Urca/Pão de Açúcar me deparei com esta árvore, tirei várias fotos dela, estava toda florida e com as bolas enormes, tirei fotos lindas. Nunca vi árvore mais bonita na minha vida, até hoje estou facinado.
Moro na Praia de Manguinhos na Serra/ES
Abraço,
Rogério Pires

Rogério Pires disse...

Impressionante, estava fazendo uma caminhada pelas bandas da parada do Bondinho da Urca/Pão de Açúcar me deparei com esta árvore, tirei várias fotos dela, estava toda florida e com as bolas enormes, tirei fotos lindas. Nunca vi árvore mais bonita na minha vida, até hoje estou facinado.
Moro na Praia de Manguinhos na Serra/ES
Abraço,
Rogério Pires

Anônimo disse...

eu nunca tive a chance de ver uma de perto mas seu blog me ajudou muito a saber o que era,valeu!!!

Unknown disse...

moro no litoral de Sao Paulo chamado Guaruja .achei que nao veria nada mais lindo que minhas belas praiasmas me enganei essa arvore e linda

Martim disse...

Maria Adelaide
Tenho 65 anos anos e até aos dias de hoje nunca tinha visto, uma àrvore com tal espectacularidade e nunca pensei que as suas sementes (mais parecendo frutos) fossem originárias de uma flor tão bela. Pude vê-las ao vivo no Largo do Machado, no Rio de Janeiro. Encantaram-me.

Rita Santana disse...

Oi, Jú! Suas fotos são lindas mesmo e eu também gostaria de postá-las no meu blog Barcaças, com os créditos, é claro! É que só fui descobrir o nome dessa árvore da minha Infância em Ilhéus agora, após assistir ao filme Poesia e, ao escrever uma resenha sobre ele no meu blog, precisei saber que árvore era aquela. Lá na Coreia-do-Sul os abricós são menores e parecem saborosos. Não são os de macaco, certamente. Permitiria a postagem das fotos? Somente com o seu sim o farei. (ritinhasantana@ig.com.br)

MARIA CELESTE disse...

P A R A B É N S ! EU AMO ESTA ÁRVORE, ELA É LINDA DEMAIS, ONDE PASSO TENHO VONTADE DE DESCER DO CARRO PARA ABRAÇÁ-LA, ELA É PLENA DE BELEZA. PARABÉNS PELAS FOTOS, ACABEI DE DESCOBRIR OS VÁRIOS NOMES QUE ELA É CONHECIDA, HOJE ESTOU FELIZ. ABRAÇOS E FELIZ ANO NOVO!

Sheila Avelar disse...

Em Belo Horizonte, na Praça da Assembleia proximo a porta lateral da Igreja Nsa de Fatima tem 7 arvores floridas. São lindas... vale a pena visitar.

João Batista Martins disse...

Encantei com uma árvore desta. Linda demais. Vi na cidade de Itajubá - Minas gerais.

Anônimo disse...

Eu vi uma árvore dessas em Teresina. Queria muito saber o nome, pois fiquei encantada. Ela é muito bela e diferente.