quarta-feira, 8 de setembro de 2010

INHOTIM - O paraíso pertinho de BH

Foi com certeza o melhor presente de aniversário que eu podia ganhar nos meus 62 anos, recém completados. Meu filho e minha nora nos levaram, eu e meu marido, para passarmos o dia em Inhotim. Sonho acalentado há muito e que, por um motivo ou por outro, nunca era realizado.
Bem próximo de Belo Horizonte, mais ou menos 60 KM, localizado no município de Brumadinho, o Instituto Inhotim reúne em seu acervo obras de mais de 100 artistas contemporâneos de mais de 30 nacionalidades. É um grande parque botânico com centenas de espécies raras e exóticas que encantam pela beleza e pela grandiosidade. Só a partir de 2005, o empresário Bernardo Paz começou a mostrar ao público o que vinha idealizando há 20 anos. Burle Marx colaborou e sugeriu no fabuloso projeto paisagistico. Lojas, restaurantes, lanchonetes, banheiros que mais parecem de um salão de festas, centenas de funcionários atenciosos fazem parte do Instituto Inhotim.
Sei muito pouco (ou nada, talvez) de arte contemporânea. Frente a elas somos arrogantes o bastante para julgar obra e  o artista, precisamos de explicações claras, não conseguimos abstrair a essência do que nos é apresentado. Ficamos curiosos, achamos ousado o artista, sem sentido o seu trabalho. Mas Inhotim nos apresenta algo mais que a ARTE em si. É um conjunto de galerias, pavilhões, jardins, animais, plantas, arquitetura surpreendente, obras imensas, pesadas, transparentes, sonoras, que dizem muito ou muito pouco. Mas sempre DIZEM alguma coisa. Exploram a interatividade, encantam na primeira olhada ou deixam o espectador desconcertado, surpreendido...
As fotos das obras, mostradas nos posts seguintes estão na Internet, uma vez que é  proibido fotografar dentro das galerias. Mas nada se compara a uma , ou várias, visitas a esse paraíso, tão perto de BH.
Oa distâncias entre um e outro pavilhão é grande, mas carrinhos elétricos para 5 pessoas nos levam morro acima, ladeira a baixo, com agilidade e rapidez.... O calçado deve ser confortável  e a disposição para longas caminhadas deverão fazer parte da "bagagem" para esse lugar apaixonante e que, por certo já tem uma considerável projeção internacional.

Esse post vai pro Leo e pra Renata, especialistas em realizar sonhos e desejos.

3 comentários:

Renata de Melo disse...

Ju, o melhor de tudo foi ver como o presente lhe caiu tão bem! Adorei os comentários das fotos, aprendi coisas que não sabia e que saudade já me bate de lá!
Beijos.

Grá Esteves disse...

Nossa tia... quero conhecer esse lugar em dezembro... Nem que eu vá sozinha, de calçado confortável e mochila nas costas!! Lindo, lindo, lindo!!! bj com muitas saudades.

Felipe Tavares disse...

Realmente o Inhotim é um paraíso "logo ali". De todas as obras gostei muito da do quarto vermelho e do salão onde tudo é branco, tem vidros no chão, um imenso aquário,etc. Sabe qual é?