quinta-feira, 21 de abril de 2011

LAGO DE GARDA / SIRMIONE E TORRE



 O Èlcio, ouvindo a confissão da Sheila na igrejinha de Sirmione. A guia nos disse que é uma igreja nova. é de mil quinhentos e pouco.

 Esta é a simpática guia Maria Cristina  que nos levou pelos caminhos do Lago de Garda.
Começo agora a escrever sobre a nossa aventura italiana. No navio tinha tempo, mas agora a corrida é contra tempo. Temos coisas demais a ver e serão apenas onze dias para ver tudo que a Bella itália nos oferece.

Chegamos a Verona  logo depois do desembarque do navio. Escrevi sobre isso e devo escrever mais sobre a cidade que nos empolgou tanto. Ficamos num hotel meio afastado do centro, no Holliday inn Congress. Confortável, sem luxo, café da manhã surpreendente para um hotel dessa categoria na Europa,..
Logo cedo a simpática Maria Cristina Pozza, uma guia especializada em Verona e arredores veio nos buscar junto com o motorista Moreno.
Logo me mostrou um mapa do Lago de Garda e sugeriu que fôssemos a Torre. Pedi que nos levasse a Sirmione, no que ela concordou imediatamente, mas não abriu mão de Torre, sua paixão.
O Lago é considerado o mais bonito da Itália. Uma bruma seca escondia um pouco os pré Alpes, ainda com um pouco de gelo nos cumes. Os altos ciprestes dão charme à paisagem. Os vinhedos estão sempre presentes, com as parreiras baixinhas e recém podadas, e os pessegueiros e cerejeiras em flor são uma festa para os olhos. Um castelo nos dá as boas vindas. Os jardins dos hotéis, das praças, das ruas, parecem saídos de cartões postais. Amores perfeitos de todas as cores, árvores belíssimas, pássaros estranhos, bem perto dos nossos pés.
Numa feirinha de rua, bem pequenina, os habitantes locais compravam frutas e verduras fresquinhas, legumes coloridos, embutidos, queijos, castanhas... Uma enorme porchetta, com cabeça e tudo estava sendo fatiada e lembrei do Leo imediatamente.
 Um prédio com laranjeiras enormes e limoeiros sicilianos  carregados de frutas nos chamou a atenção. Era como se as fruteiras estivessem plantadas " na garagem". Um tipo de estufa.
A pequena igreja, onde o Élcio ouviu confissões, as pequenas lojas bem decoradas, os hotéis de luxo
Sirmione é considerada a pérola do Lago. Ao redor dele dezenas de pequenas cidades se espalham entre a água e as montanhas: Lugano, Peschiera, Lazise, Castelo, Cizano, Bardolino,..
A guia sabe tudo sobre a região e parecia amiga de infância de todos nós. Rolou até uma receita de risotto.
Ela fala um portunhol perfeito!
 Chegamos a Torre. Difícil saber que lugar é mais bonito. O castelo e sua torre, os hjardins e o comércio refinado com as lojinhas espalhadas nas ruas estreitas. Um charme! Lugar pra quem pode e quer curtir  em grande estilo, à beira do lago, olhando a paisagem perfeita, degustando a vida.
Tenho medo que o Leo venha até aqui e não queira voltar nunca mais.

Nenhum comentário: