segunda-feira, 18 de junho de 2012

JANTAR À ITALIANA



Domingo, depois um dia bastante cansativo, fomos apreciar um "jantarzinho"  italiano, a convite da amiga que chegou de Verona.
A mesa foi posta com gosto, bela louça, taças finas e delicadas e, no centro duas tábuas de frios a serem degustadas como a entrada triunfal do belíssimo menu preparado pela "chef" Evi. O prosciutto crudo, e outros produtos da famosa charcutaria da Itália anunciavam o que estava por vir.

Os amigos chegando, o peará cozinhando lentamente no fogão. De quando em vez alguém ajuda a mexer o creme de pão ralado e um caldo rico de carnes e legumes (salsão, cenoura, cebolas, pimenta do reino), cozido por mais de duas horas. Olha a Ana Paula dando uma mãozinha... O aspecto do peará é a de um pirão escuro. É comida simples, própria para o rigoroso inverno da cidade de Romeu e Julieta.
Uma grande panela  recebe o sal grosso para saborizar a pasta que será cozida dentro de poucos minutos
 Os ingredientes principais foram trazido diretamente da Itália, para brindar os amigos com esse evento gastronômico. O encorpado vinho Chianti foi aberto um tempo antes para "respirar". O sorriso do convidado diz tudo...

E agora quem chega é o Guilherme, vindo de New York, com a namorada paraguaia. Abraços, saudades e muito carinho. Agora já começamos a degustar o vinho e os frios deliciosos.


Na cozinha , os pimentões que foram previamente assados e pelados estão prontos para o liquidificador, onde vão se juntar ao queijo Robiola, cremoso e suave, e formar  o molho para o farfalle alla robiolla con peperoni .
Outra garrafa de vinho é aberta, recolhe-se o primeiro prato e logo o farfalle com um delicioso e suave molho de queijo e pimentões e servido. O parmezão macio e salgado, é ralado por cada um dos convidados sobre o prato fumegante. Os aplausos são para a "chef", que se supera a cada uma de suas especialidades. 
Mais vinho, mais conversa sobre comida e viagens, pessoas simpáticas e felizes em volta da mesa farta. 
Novamente se recolhem os pratos e logo o peará chega, com generosos pedaços de paleta bovina cozida por horas em caldo rico e aromático. A carne macia e suculenta recebe novos aplausos. Muitos aplausos.
Os novos sabores são apreciados com entusiasmo. A textura e o sabor picante do peará agradam a todos. Novos elogios... E já se espera o que virá em seguida. Expectativa!
Taças chegam com o sorbeto di limone siciliano, gelado, cítrico e digestivo. Maravilha de sabor, que me remete imediatamente à Capri, onde os limoeiros espalham o aroma característico por toda a ilha.


Uma nova arrumação na mesa, distribui-se novos pratos e talheres, abre-se um vinho de Soave, região próxima à Verona. O Recioto é doce, dourado  e especial para acompanhar sobremesas e frutas.
Mais uma vez o sommelier Big dá sua opinião. Ele, a princípio estranha o  sabor do vinho, mas logo se rende e se serve.

 A combinação é soberba ! Grandes pedaços do magnífico tiramissú - mistura perfeita de biscoitos, café forte e aromático, o delicioso queijo mascarpone e cacau - são aplaudidos com mais entusiasmo ainda. A "chef" agradece, mas se sente um pouco inibida com tantos elogios. Realmente o tiramissú está perfeito!


Quando imaginamos que estava terminada a refeição dos deuses, recolhe-se os pratos mais uma vez e eis que o sorvete de creme, servido com a calda quente e fumegante de frutas do bosque - surge como  a chave de ouro, que encerraria a verdadeira orgia gastronômica oferecida pala Evi. As delicadas frutinhas como lampone, fragrole e mirtilo, envolvidas na calda levemente açucarada e de um vermelho rubro fazem a alegria da dona da casa. Marlene se delicia com sua sobremesa favorita.






O café oferecido não foi aceito por nenhum dos convidados e já passava da meia-noite, quando os primeiros começaram a ir embora.
A Evilane se superou e surpreendeu a todos com a elegância européia que adquiriu em tão pouco tempo de Itália. A noite será, com certeza, inesquecível para todos os privilegiados amigos da "nova chef".




Obrigada Evi pelo excelente jantar! 
 Obrigada Marlene pela acolhida em sua casa! 
Obrigada Pietro pelo seu sorriso e alegria!



2 comentários:

Renata disse...

PERFECTO!

Felipe Tavares disse...

Fantástico! Nem sei qual prato ao certo eu comento, mas fiquei bastante curioso com robiola e o peará(que eu nunca tinha ouvido falar na vida!)

Tudo muito bonito e imagino que estava tudo uma delícia mesmo! Parabéns à chef!

bjos