sexta-feira, 29 de abril de 2011

TOSCANA / PISA

Finalmente a Toscana!
Não sei por influência de filmes, livros e novelas, mas a Toscana hoje é o sonho de consumo de muita gente.
Já andei por lá há algum tempo, mas agora vejo tudo com outros olhos. A estrada passa por um processo de manutenção e a seu lado uma obra gigantesca constrói outra estrada com dezenas de túneis e pontes. Por aqui  a auto pista interliga Espanha, França e Itália.
Fiquei meio que grudada na janela do õnibus não queria perdae nada . as árvores cobertas de flores brancas, os vinhedos, as montanhas de sal estocadas para derreter o gelo do inverno. Por aqui se faz o vinho Chiantti tinto ou rosé. O Brunnello de Montalchino é considerado o melhor.
Durante um almoço tumultuado por jovens estudantes em excursão comemos um penne ao pomodoro e o vinho toscano fez a nossa alegria. A sobremesa de mil folhas polvilhada com açúcar nos lembrou as sobremesas servidas a bordo do Costa Fortuna.


Passamos ao lado da cidade de Pistoia, onde nossos bravos soldados lutaram durante a II guerra. Por ali o que me encantou foram os produtores de mudas.
Vi a placa indicando o caminho para Montecatini, onde, de outra feita pernoitamos. Uma cidade termal encantadora! Lembrei novamente, com emoção, das tias queridas.
 Pisa data do século XII e a famosa pelo  monumental conjunto arquitetônico.
Como sempre o ônibus tem de parar bem distante do centro histórico. Fomos caminhando entre as já conhecidas barracas de produtos destinados a turistas. A maior parte "made in China", algumas belíssimas e caríssimas bolsas fabricadas na região e muito badulaque. Novamente os estudantes,milhares deles,  que enchem todas as cidades da Europa, nessa semana que é dedicada a eles. Fazer o quê!
a Piazza dei Miracoli pode ser vista dezenas de vezes mas sempre há de causar um profundo impacto no visitante.

 ESTUDANTES DE TODA A EUROPA SAEM DE SUAS CIDADES PARA CONHECER O PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO DE OUTROS PAÍSES VIZINHOS.

No grande espaço verdejante, se acomodam ao redor, harmoniosamente,  a famosa Torre de Pisa, o batistério, a catedral e o campo santo (cemitério).
Visitamos o batistério onde mosaicos detalhados enfeitam o chão e admiramos tanta arte contida num só lugar.
O cemitério tem arcas magníficas totalmente esculpidas em mármore branco, a Catedral tem um domo gigantesco e um impressionante baldaquino repleto de esculturas e colunas ricamente ornadas. Os afrescos e esculturas são maravilhosos. As colunas parecem rendas tecidas no branco mármore de Carrara








Com o sol já se pondo chegamos ao Hotel Holliday Inn Firenze.

Nenhum comentário: