terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

ARGENTINA - Foz do Tigre

Soledad, a única  guia que não se chamava Patrícia, veio nos buscar no Hotel.
Pela Avenida Del Libertador, que tem 37Km, vamos de Buenos Aires até Tigre.  O dia está muito ensolarado e quente logo pela manhã. 
Mesmo usando protetor solar estamos queimados pelo forte sol do Chile e da Patagônia. 
Atravessamos toda a capital portenha, a cidade de Vicente Lopes e chegamos a Olivos, onde fica a Quinta Presidencial, residência oficial da presidente Cristina Kirchner. Olivos pertence à Gran Buenos Aires e fica há pouco mais de 10Km do centro da cidade.
Muito verde e plátamos enormes e seculares por todo o caminho dão uma sensação de que nos afastamos muito do burburinho da metrópole. 
San Isidro fica a 20 km d da capital e é famosa por atrair turistas de toda a Argentina. É considerada a capital mundial de polo, abriga escolas tradicionais, possui belos e antigos jardins e é considerada uma cidade de verão, desde o século IXX. A proximidade com o Rio da Prata e os espaços de lazer como praias e clubes são muito procurados nessa época do ano. 
Tigre fica há 33 Km de Buenos Aires e o único delta de um Rio, que se faz em outro Rio.Veja a explicação da Wikipédia:

"A partir de Foz do Iguaçu, o rio Paraná muda para direção oeste e passa a ser o limite natural entre Argentina e Paraguai. Na confluência do rio Paraguai o rio entra inteiramente em terras argentinas e passa a percorrer a direção sul, desaguando no delta do Paraná e, conseqüentemente, no Rio da Prata".

Tigre tem uma região continental e uma insular, formada por mais de cinco mil pequenas ilhas onde vivem cerca de três mil pessoas. Logo que chegamos fomos a um bonito centro comercial, onde há artesanato fino em couro e tapeçaria de tear, restaurantes e lojas .


Em frente a esse centro comercial há uma igreja em meio a uma belíssima praça, mas que não deu tempo de vermos com detalhes. Nos perdemos comprando o artesanato de tear e tomando um suco para nos refrescar.

Agora vamos embarcar em um barco confortável para o passeio que dura aproximadamente 2 horas.
Esse é considerado o melhor e maior parque de diversões da Argentina.
O Cassino impressiona pela suntuosidade de sua arquitetura e funciona durante todo o ano.

As casas ficam entre a mata e o Rio que se abre em vários braços. E cada um tem um nome: Arroio Angostura, Arroio Espeito, Rio Lujan... São os endereços dos moradores.
 As pessoas transitam em todo tipo de embarcação pelas águas amareladas pelos sedimentos. A toda hora pode-se avistar capivaras, garças, patos e todo tipo de ave.

A rica vegetação local impressiona .

Esse é um dos supermercados que navegam pra baixo e pra cima.... É caro manter uma casa por aqui. Tudo custa no mínimo 30% a mais.
A água potável deve ser comprada em garrafões e para o uso doméstico a casa deve possuir um purificador.


O Clube de Remo é o maior da Argentina. Ali existem muitos outros clubes, com praias artificiais, ancoradouros esportivos e movimento de embarcações constantemente.
Cada casa tem seu pier e todas elas são construídas sobre palafitas para enfrentarem a inconstância das águas.


                          Morar aqui eve ser um exercício de solidão. Mas com uma paisagem incrível!
                                 O ônibus, o táxi e até o lixeiro são serviços prestados por barcos....


A

Essa casa entre paredes de vidro, pertenceu ao general Sarmiento, que foi presidente do país e morou aqui durante anos.

                     Esse barco  da Prefeitura do Tigre faz a fiscalização municipal. É a polícia local.
                                   Aqui funciona um Supermercado e um Posto de Combustível.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: