sexta-feira, 25 de julho de 2008

ILHÉUS - Pé de Serra

Há 35 km de Ilhéus está a Praia Pé de Serra. Fica em outro municipio bem próximo daqui e o caminho é o mesmo que leva a Itacaré. São 34 intermináveis quilômetros de praia. Inacreditável! Mais uma vez, Mata Atlântica, coqueiros aos milhares, uma linda serra limitando a praia, bandos de barulhentas maritacas, e céu azul, pra completar. A cabana que ficamos também tem deficiências como banheiro ruim, lentidão no atendimento, falta de pessoal. A comida não é nenhuma brastemp, mas o visual compensa qualquer desconforto. Alguns gansos, galinhas e cachorros transitam livremente entre os turistas e encantam as crianças. Um pescador chegou com um pinguim morto, mostrando para o pessoal , alertando para o risco de contaminação por salmonela e saiu rapidamente para ligar para o IBAMA.
Após o almoço embarcamos no ônibus rumo à Cachoeira do Tijuípe. Do alto, pudemos vislumbrar a belíssima vista do mirante. Quilômetros de praia, centenas de coqueiros, areia branquíssima, e o azul e branco confundindo céu e mar. A guia disse que aquele ponto se chama "mirante" ou "ai! que lindo!", arrancando risadas dos turistas. A descida para a cachoeira é íngreme, de terra e por uma estradinha entre a Mata Atlântica ainda bem preservada. Descemos a pé e consegui fazer o percurso com a ajuda do Danilo, sem maiores dificuldades. Atravessa-se uma pequena ponte sobre um riacho de águas escuras e logo estamos chegando na cachoeira. Tem uns 4 metros de queda e uns 15m de largura. As águas descem pelos paredões e formam um poço, onde várias pessoas aproveitavam para resfrescar-se e curtir aquela paisagem perfeita. O local conta com um bar, restaurante com bonitos móveis e banheiro razoável. A infra estrutura é bem melhor que nas barracas. O preço também é mais alto. Ficamos sabendo que é de propriedade de um suíço. Belas e velhas árvores, viveiros de mudas, plantas ornamentais, bromélias e muitas flores complementam o cenário. Ficamos por ali curtindo a natureza por um bom tempo. A subida pela estradinha de terra foi feita bem devagar por causa do nosso despreparo físico e para apreciarmos a beleza do lugar no pouco tempo que ainda tínhamos ali.
Após um breve descansamos rumamos para um luau, na cabana Batuba Beach. Fogueiras na praia, grupos de capoeira e de forró animavam as pessoas que se despediam de Ilhéus naquele dia. Nós ainda temos o sábado...

Nenhum comentário: