quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

CHILE - Cerro Santa Lúcia

Um chileno simpático e conversado nos apanhou no hotel para um passeio pela cidade. Maurício ia nos mostrando a beleza e funcionalidade de Santiago. Na van, um senhor colombiano e seus dois filhos rapazes. A Igreja sem a cúpula, destruída pelo último terremoto, os escombros de antigo casarão que também veio abaixo naquele fatídico dia de fevereiro de 2010. Mais de 500 mortos e muita coisa destruída em várias regiões chilenas. Foi um dos terremotos mais fortes de que  a humanidade tem notícia.
Chegamos ao Cerro Santa Lúcia por uma estrada sinuosa e depois por estreitas escadas ao topo, de onde Santiago pode ser vista panoramicamente em toda sua grandeza, tendo os Andes emoldurando a metrópole.
Subimos devagar e ali ficamos a contemplar o maciço Andino, debaixo do forte calor. Santiago estava com a umidade relativa do ar muito baixa. Então fomos aconselhados pelo guia a beber o " mote com huesillo" que é uma beberagem gelada feita com mote (um tipo de grão, amolecido em água, açúcar e um pêssego inteiro cozido). Achei mais um alimento, que propriamente uma bebida, pois os grãos são  em grande quantidade. Me pareceu uma refeição.
Fomos rodando pela cidade, vagarosamente, e nos foram  mostrados várias monumentos, praças, curiosidades, prédios moderníssimos, muito altos e espelhados... Ouvimos do falante motorista algumas histórias da queda e da morte de Salvador Allende e dos bombardeios de setembro de 1973, quando ocorreu o golpe militar perpetrado por Augusto Pinochet. E fomos passeando, ouvindo histórias e admirando a cidade, lembrando das passagens do livro de Neruda que estou lendo (Confesso que vivi) onde tantas dessas histórias são contadas de maneira poética pelo Nobel de literatura, que nasceu no Chile  e amou profundamente seu país e seu povo.
Ficamos no Pátio Bella Vista, bem  na entrada do bairro de mesmo nome. É ali que chilenos e turistas se encontram. Um centro gastronômico, cultural, turístico e artístico onde o artesanato local é comercializado.
Pubs, cafeterias, bistrôs, bares e restaurantes super movimentados. A segurança é total e por ali ficamos até o anoitecer, num simpático Bistrô petiscando uma tábua de frios e pães, Danilo bebendo cerveja e eu um correto vinho chileno.


Posted by Picasa

Nenhum comentário: