quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

CHILE - Frutillar

Este post vai pra a Ana Paula e o Big, que deram essa maravilhosa dica. Frutillar é, com certeza, um lugar inesquecível.


Frutillar é uma pequena cidade às margens do Llanquihue e fica entre Puerto Varas e Osorno. Foi fundada em 1856 e colonizada por alemães, que construíram  suas casas em estilo enchamel nas encostas rochosas do pequeno povoado. As escolas tradicionais e o grande teatro, onde acontece o Festival de Música e as grandes peças ali encenadas,  confirmam o nível cultural presente na pequena Frutillar.

Saímos de Puerto Varas, margeando o Llanquihue, que é o maior lago totalmente chileno e que possui 860 quilômetros quadrados e, em média, 360 metros de profundidade.

Às margens da estrada vamos vendo as imensas plantações de aveia e milho pontilhadas por uma ave  grande e colorida, que parece um galinhão, chamada bandúria. Os campos de batatas e os de canola totalmente floridos em lilás e amarelo compõem um cenário de filme. O  clima temperado da região favorece a agricultura.

Um trecho da estrada pertence à famosa Via Panamericana, estrada que sai do Alasca e atravessa mais de 48 mil quilômetros por 17 países até Chiloé, na patagônia chilena. 







Jake Silverstein escreveu em 2006 uma descrição da Rodovia Panamericana dizendo que ela é "... um sistema tão vasto, tão incompleto, e tão incompreensível que ela nem é tanto uma estrada mas mais um conceito assim como o é a própria idéia do panamericanismo".



A Rodovia Panamericana da localidade de Prudhoe Bay, no estado do AlascaEstados Unidos, à localidade de Chiloé, no extremo sul da Argentina.




            Uma "casona"(mansão) na estrada. Tudo envolto em alguma história envolvendo os imigrantes alemães.

Brincos de princesa rosa bem clarinho. Outros são vermelho forte e bem miúdos, diferentes dos nossos. O nome é fúccia.

O Museu da Colonização Alemã guarda, além dos objetos de trabalho, o moinho d'agua e os belíssimos jardins. 



                                                          Ficamos por ali, passeando, e admirando tanta beleza.

Foto da internet

Vulcão Osorno e Pontiagudo, ao fundo
Um café , uma torta de frutas vermelhas, uma pausa para relaxar com os duendes, que estão presentes nos nomes de cafés, restaurantes e lojinhas.



A vista de mais um vulcão  me encanta. É o Pontiagudo, com sua cratera azul, encimado por glaciares que rebrilham ao sol. Tocando um piano (rsrsrsrs...) com o Osorno ao fundo.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: